As possibilidades de fontes históricas para o ensino de história do Paraná no mundo da Web

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUrban, Ana Claudia, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPaula, Angelita de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:53:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:53:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86705-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86705-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra. Ana Claudia Urban-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 75-78-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como temática as fontes disponíveis na internet para o ensino da História do Paraná, buscando colaborar com as pesquisas referentes às relações de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e o ensino de História. O enquadramento teórico permitiu localizar a investigação dentro do campo das pesquisas sobre as novas tecnologias nas escolas e assim perceber uma lacuna nos estudos que tocam o ensino de História. Com uma abordagem qualitativa e de caráter descritivo, a pesquisa empírica permitiu selecionar e apresentar uma gama variada dessas fontes que podem ser utilizadas para o trabalho do professor, assim como elencar possibilidades de uso para as mesmas em sala de aula, principalmente tendo como base os escritos de Caramez (2014), Oliveira (2016), Resende (2013), Schmidt (2004) e Luporini e Urban (2015). Dentre os principais resultados, destacam-se as dificuldades percebidas, tanto nas pesquisas como nas seleções de fontes, pela escassez da disponibilidade das mesmas com informações essenciais para os trabalho com fontes, por questões relativas à formação dos professores, assim como a necessidade de um olhar diferenciado dos docentes sobre as contemporaneidades nos processos de ensino e aprendizagem.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFontes de informação-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias de informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação - Paraná-
Título: dc.titleAs possibilidades de fontes históricas para o ensino de história do Paraná no mundo da Web-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.