A criança como protagonista na rede municipal de ensino de Curitiba : uma análise do projeto "crianças de Curitiba criando jogos (2014-2016)"

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Autor(es): dc.contributorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Thais Palotino de-
Autor(es): dc.creatorPortella, Anelize Schneider-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:07:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:07:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86698-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86698-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Roberlayne de Oliveira Borges Roballo.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 67-70-
Descrição: dc.descriptionResumo : A proposta central deste trabalho foi analisar o projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba a ação realizada pela Prefeitura Municipal de Curitiba, durante a gestão 2013-2016, denominada "Crianças de Curitiba criando jogos", direcionada para a Educação Infantil, tendo por objetivo desenvolver o olhar para a autonomia e o protagonismo infantil. Essa ação envolveu uma formação continuada ofertada pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Educação Infantil aos professores das turmas de Pré dos CMEIs, CEIs Contratados e escolas com Educação Infantil. Percebe-se que focaram nos jogos de tabuleiros, por que além de as crianças demonstrarem muito interesse, trazem inúmeros desafios e promovem a interação entre elas, dando, portanto, espaço para que o projeto "Jogos de tabuleiro na Educação Infantil" fosse desenvolvido nos anos 2014, 2015 e 2016, contando com a participação ativa das crianças e dos profissionais que se envolveram de forma árdua para a elaboração dos mesmos. Para um melhor entendimento de como o projeto aconteceu dentro das instituições de educação infantil, sendo esse o problema central do trabalho, se fez um histórico a respeito das mudanças de conceitos sobre a criança e a infância, os suportes legislativos, os caminhos trilhados para chegarmos aos dias de hoje e qual o papel das instituições e das famílias dentro dessas concepções. Para isso, autores como Philippe Àries, Johan Huizinga, Tizuko Kishimoto, Lev Vygotsky, Carolyn Edwards e entre outros autores e documentos legais, foram de suma importância para entender o processo histórico de infância, do jogo, da brincadeira e da participação das crianças. Com o objetivo de diagnosticar em que momentos e de que maneira o protagonismo infantil e a autonomia das crianças em suas criações, estão sendo postos em prática, analisou-se o projeto desenvolvido no município de Curitiba, na intenção de valorizar, compreender e analisar aspectos infantis. Para que chegássemos aos resultados obtidos, foi realizada uma pesquisa de campo que se baseou na observação das crianças jogando dois jogos desse projeto e na entrevista com uma professora de educação infantil que participou e construiu com seu grupo os jogos para essa ação. Os resultados da pesquisa foram ao encontro com os objetivos e com o tema central desse trabalho, pois as crianças observadas levantaram hipóteses sobre o tabuleiro e regras do jogo, conversaram sobre a construção de seus próprios tabuleiros, permitindo que a imaginação e o faz-de-conta ganhassem espaço durante os diálogos. Em conversa com a professora, ficou explicito o quanto a mediação das professoras foi fundamental para que desenvolvessem os tabuleiros e a participação das crianças acontecendo desde o início do projeto, até a sua conclusão. Com base nas pesquisas bibliográficas, na pesquisa de campo e na observação, pode-se perceber que o projeto passou a ser visto como um marco importante do protagonismo infantil.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Exercicios e jogos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Título: dc.titleA criança como protagonista na rede municipal de ensino de Curitiba : uma análise do projeto "crianças de Curitiba criando jogos (2014-2016)"-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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