
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Andrea Bezerra, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Gabrielle Cristine da | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Ana Paula da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86695 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86695 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Andrea Bezerra Cordeiro. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 67-71 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho teve como objetivo de estudo a reflexão sobre algumas relações estabelecidas com o cinema e a Educação Infantil. Partimos do princípio que o audiovisual se caracteriza como uma forma de arte e que pode ser explorada em sala de aula, buscamos por meio desde entender quais são as principais dificuldades e desafios enfrentados pelos professores em relação a arte de ver e passar filmes na escola. Realizamos um estudo bibliográfico para buscar esclarecer a relação do audiovisual como arte no ambiente escolar. A partir da realização da leitura de alguns autores, de observações, entrevista e de uma plano de aula aplicado identificamos que apesar de alguns desafios, de articulação entre o cinema e a Educação Infantil, concluímos que o encontro deles na sala de aula auxilia no processo de ensino-aprendizagem e de crescimento criativo dos alunos. Dessa forma através dos referenciais teóricos e os dados, concluímos que nem sempre as teorias coincidem com a realidade no âmbito escolar, porém é papel do professor e da instituição escolar buscar novas práticas para que sejam estabelecidas diferentes relações entre a educação e o cinema. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This academic work has as it's objective to study the reflection over some established relations between the cinema and the child education. We start from the principle that the audiovisual characterizes as an art form and that it can be explored in the classroom, we seek to understand what are the main difficulties and challenges faced by the teachers when screening movies on the school. We performed a bibliographic study in order to clarify the relation of the audiovisual as an art form in the school environment. From the reading of some authors, of observations, interviews and from an applied class plan, we identified that despite the challenges, like combining cinema and child education we concluded that the combination of both in the classroom helps in the teaching-learning process of the students. In that way, through the the theoric referentials and through the data, we concluded that not always the theories coincide with the reality in the school environment, however it's the teachers; and the school institution's mission to seek new approaches for establishing different relations between the education and the cinema. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cinema - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Luz, câmera e educação : uma olhar sobre a relação cinema e educação infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: