Documentação pedagógia e sua compreensão sob a perpectiva da equipe pedagógia da educação infantil em CMEIS de Curitiba

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaniel, Leziany Silveira, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorVale, Thayná Cristina do-
Autor(es): dc.creatorBeitum, Amanda Rafaele-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-26-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86691-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86691-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 33-35-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho visou compreender de que modo a Documentação Pedagógica vem sendo entendida por docentes e pedagogas de instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba. Desse modo, primeiramente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema. Após, aplicou-se questionários à docentes da Educação Infantil de dois CMEIS de Curitiba e realizou-se entrevistas com as pedagogas das respectivas instituições. Então, organizou-se o trabalho em três capítulos, sendo o primeiro referente à Documentação Pedagógica de forma geral, apresentando uma breve perspectiva histórica, principais definições e concepções. Já no capítulo dois, buscou-se discorrer sobre a Documentação Pedagógica no âmbito nacional e como é concebida no contexto legislativo brasileiro. No terceiro capítulo, realizou-se uma análise dos questionários e entrevistas, visando expor de que forma a Documentação Pedagógica está presente no discurso e no cotidiano das profissionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba. Por fim, compreendeu-se que pela Documentação Pedagógica ser um tema recentemente apresentado às instituições de Educação Infantil da Rede Municipal, muitas docentes demonstram ainda não saberem definir de modo consistente o que é a Documentação, mesmo que muitas até a realizem de forma mais prática e não tão reflexiva e auto avaliativa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentação-
Título: dc.titleDocumentação pedagógia e sua compreensão sob a perpectiva da equipe pedagógia da educação infantil em CMEIS de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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