
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Costa, Sandra Regina Dias da, 1959- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Thaoara Giullia Armstrong | - |
| Autor(es): dc.creator | Amorim, Amanda Prohnii de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:07:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:07:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86690 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86690 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Sandra Regina Dias da Costa | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 42-46 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O trabalho teve como objetivo estudar a Síndrome de Burnout, suas características e possíveis fatores de riscos psicossociais, especialmente em relação à atividade docente. A partir disso, partiu-se da hipótese que os estudantes de Pedagogia possam estar expostos àqueles fatores e isso possa influenciar no desempenho acadêmico, no trabalho e na qualidade de vida dos mesmos, prenunciando uma possível Síndrome de Burnout ainda na graduação ou no início da carreira como professor. A partir da revisão de literatura foi criado um questionário com o intuito de traçar um breve perfil dos estudantes de Pedagogia, além de analisar o contexto em que estão inseridos, e proporcionar uma reflexão acerca da exposição à riscos psicossociais destes estudantes em seus cotidianos, uma vez que muitos estudantes universitários, além de estarem submetidos à uma sobrecarga de atividades acadêmicas, precisam se dispor de uma jornada dupla, aliando os estudos ao trabalho. A análise das informações obtidas, a partir dos referenciais teóricos, permitiu identificar que vários estudantes já exercem a docência ou estagiam em ambientes escolares concomitantemente com as atividades acadêmicas, e que estes ambientes contribuem com alguns fatores de riscos psicossociais que podem levar ao estresse e sinalizar para riscos de Síndrome de Burnout. Ainda assim, não é possível afirmar se esta exposição aos fatores de riscos pode ou não acabar desencadeando a Síndrome de Burnout. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper aims to study the Burnout syndrome, its characteristics and possible psychosocial risk factors, specially concerning about teaching activity. From here, emerged from hypotesys that Pedagogy students may be exposed to those factors and it could influence their on the work, academic and personal performance, foreshadowing a possible Burnout Syndrome still on their graduation or even in the beggining of their career as a teacher. By revising the literature, a questionaire was raised with the intention to trace a brief profile of the Pedagogy students, besides analyzing the context they are inserted, and provide a reflexion about their exposure to psychosocial risks on their routine, since many students besides being subjected to an overload of academic activities, need to have a double shift, combining study with work. The analysis of the information obtained, and the theoretical references, allowed to identify that several students already teaches or are in probationary period in a school environment along their academic activities, and this environments contribute with have some psychosocial risks thay may lead to stress and signal to Burnout Syndrome risks. Nevertheless, it is not possible to confirm if this exposure to psychosocial risks may or not end up triggering Burnout Syndrome. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Burnout, Sindrome de | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação de riscos de saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fadiga mental - Doenças - Prevenção | - |
| Título: dc.title | Riscos psicossociais associados à Sindrome de Burnout em estudantes de pedagogia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: