
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Josafá Moreira da, 1978 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Natália Berti Davanço | - |
| Autor(es): dc.creator | Garcia, Aline dos Santos Bianna | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86689 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86689 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Josafá Cunha | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 58-60 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente texto apresenta o conceito de ameaça de estereótipo, analisa os dados do IBGE referentes a cor da população brasileira relacionando com a política de cotas na Universidade Federal do Paraná e explora uma possibilidade de intervenção positiva (Wise Intervention). Isto embasa a discussão dos dados coletados a partir do evento #VALORIZAESTUDANTES, idealizado para ser uma experiência de dar voz aos estudantes negros, ouvindo seus percursos educacionais, de modo a valorizar a presença desses estudantes na Universidade. Refletimos, entre outros pontos, sobre a importância do apoio social e representatividade negra no espaço acadêmico para aumento da autoestima e qualidade de vida dos estudantes negros. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The current text introduces the stereotype threat concept, analyses IBGE data referring to Brazilian’s population skin color relating it to the Quotas Act in Paraná Federal University and explores a possibility of positive intervention – wise intervention – in order to support the discussion of the data collected from the event #valorizaestudantes (#prizestudents), idealized to be a voice allowing experience to black students, listening to their educational path, in a way to valorize these students presence in university. Reflecting, among other points, about the social support group and the black representativity in academic spaces to self esteem increase and black students quality of life. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes negros - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades - Brasil | - |
| Título: dc.title | #valorizaestudantes : desafios para a inclusão racial no ensino superior | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: