#valorizaestudantes : desafios para a inclusão racial no ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCunha, Josafá Moreira da, 1978-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Natália Berti Davanço-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Aline dos Santos Bianna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:12:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:12:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86689-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86689-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Josafá Cunha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 58-60-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente texto apresenta o conceito de ameaça de estereótipo, analisa os dados do IBGE referentes a cor da população brasileira relacionando com a política de cotas na Universidade Federal do Paraná e explora uma possibilidade de intervenção positiva (Wise Intervention). Isto embasa a discussão dos dados coletados a partir do evento #VALORIZAESTUDANTES, idealizado para ser uma experiência de dar voz aos estudantes negros, ouvindo seus percursos educacionais, de modo a valorizar a presença desses estudantes na Universidade. Refletimos, entre outros pontos, sobre a importância do apoio social e representatividade negra no espaço acadêmico para aumento da autoestima e qualidade de vida dos estudantes negros.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The current text introduces the stereotype threat concept, analyses IBGE data referring to Brazilian’s population skin color relating it to the Quotas Act in Paraná Federal University and explores a possibility of positive intervention – wise intervention – in order to support the discussion of the data collected from the event #valorizaestudantes (#prizestudents), idealized to be a voice allowing experience to black students, listening to their educational path, in a way to valorize these students presence in university. Reflecting, among other points, about the social support group and the black representativity in academic spaces to self esteem increase and black students quality of life.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes negros - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidades e faculdades - Brasil-
Título: dc.title#valorizaestudantes : desafios para a inclusão racial no ensino superior-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.