
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Danilo Paiva, 1981- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Couto, Luiz Carlos Barros | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:49:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:49:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86678 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86678 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo desta pesquisa é verificar como os elementos estruturais do blues são utilizados por Amilton Godoy em improvisações do Zimbo Trio. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas: (1) revisão da literatura sobre improvisação e expertise e suas possíveis aplicações na música instrumental brasileira improvisada, procurando a definição de conceitos e explanação histórica deste estilo musical; (2) seleção de cinco solos de Amilton Godoy em improvisações do Zimbo Trio que contenham elementos estruturais característicos do blues; (3) Transcrição e análise rítmica, harmônica e melódica desse material musical, buscando-se verificar como este músico aplica os elementos característicos do blues nos solos selecionados. O uso moderado de elementos estruturais do blues foi identificado como a principal estratégia cognitiva para a aquisição de expertise musical em improvisos que visem uma sonoridade semelhante à obtida por Amilton Godoy. O desenvolvimento dessas estratégias pode ser associado a um estudo deliberado que leve em conta a prática de escalas blues (tradicional e maior) aplicadas em semicolcheias ou em tercinas (em referência ao shuffle) e ao cuidado para que a mensagem musical a ser comunicada ao ouvintes não descaracterize a identificação de temas reconhecidos internacionalmente pela indústria fonográfica como canções no contexto da bossa nova | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The purpose of this research is to verify how blues fundamental elements are employed in Zimbo Trio improvisations. This research has been developed in three steps: (1) a literature review about improvisation and expertise and its possible applications in the improvised Brazilian instrumental music, looking for the definition of concepts and historical explanation of this musical style; (2) selection of five Zimbo Trio improvisation solos which contain blues fundamental elements; (3) transcription and rhythmic, melodic and harmonic analysis of this musical material, in order to verify how this musician applies blues fundamental elements in the chosen solos. The moderate use of blues fundamental elements was identified as the primary cognitive strategy for acquiring expertise in musical improvisations aiming to a sound similar to that obtained by Amilton Godoy. The development of these strategies can be associated to a debilerate study that takes into account practical of blues scales (major or minor) applied to octave-notes or in triplets (in reference to shuffle) and to a special care in which the musical message to be communicated to listeners do not defeat the identification of musical themes internationally recognized by the music industry as songs in bossa nova context | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Godoy, Amilton | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Blues - História e crítica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música instrumental - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Título: dc.title | O uso de elementos estruturais do blues na improvisação de Amilton Godoy : um estudo sobre a aquisição da expertise na prática da música instrumental brasileira improvisada | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: