
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Messagi Júnior, Mário, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Autor(es): dc.creator | Pacheco, Luís Henrique Cabral | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86677 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86677 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Mário Messagi Júnior | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design Curso de Graduação em Jornalismo | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo aborda a problemática das fake news, destacando sua relevância na sociedade contemporânea desde 2016. Investigando os perfis suscetíveis à desinformação no Brasil, a pesquisa adota uma abordagem histórica, conceitual e hipotética, utilizando uma metodologia quantitativa com 141 participantes. Os resultados revelam uma associação entre confiança no jornalismo profissional e menor propensão a acreditar em fake news, contribuindo para a compreensão do fenômeno no contexto brasileiro. A complexidade do tema é evidenciada pela dificuldade em generalizar devido à natureza específica da amostra e à análise individual para cada notícia falsa, ressaltando a importância de abordagens cautelosas na compreensão da disseminação da desinformação no contexto brasileiro | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This study addresses the issue of fake news, highlighting its relevance in contemporary society since 2016. Investigating profiles susceptible to misinformation in Brazil, the research takes a historical, conceptual, and hypothetical approach, employing a quantitative methodology with 141 participants. The results reveal an association between trust in professional journalism and a lower propensity to believe in fake news, contributing to the understanding of the phenomenon in the Brazilian context. The complexity of the topic is underscored by the challenge of generalisation due to the specific nature of the sample and the individual analysis for each fake news, emphasising the importance of cautious approaches in understanding the spread of misinformation in the Brazilian context | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desinformação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Notícias falsas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | "Quem poderia acreditar nisso?" : uma pesquisa sobre os perfis e os fatores que se relacionam com a crença em fake news | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: