
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Lamur, Juliano André | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86673 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86673 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Guilherme Romanelli | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O ensino de música para crianças é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço, inclusive no âmbito acadêmico. Aspectos da formação docente, conteúdos que devem ser abordados, características de um curso, suas justificativas e objetivos são exemplos de tópicos em constante discussão. Esta monografia se propôs a levantar informações sobre a Musicalização Infantil da UFPR, curso de extensão universitária que vigorou entre os anos de 2003 e 2010. O curso atendeu a mais de 1000 crianças de Curitiba e imediações e veio a se tornar uma comunidade de prática. Quatro cadernos contendo fichas de planejamento e diários de classe foram estudados, a partir dos quais buscou-se compreender as práticas de sala de aula sob três categorias de análise: Estrutura, Conteúdo e Andamento. As rotinas de aulas de dois outros cursos de musicalização infantil foram utilizadas como parâmetro de comparação. Embora haja diferenças de nomenclatura, de modo geral as estruturas dos três cursos estudados possuem muitas semelhanças. Ao longo do trabalho foi possível delinear alguns elementos que fundamentam o modelo de curso da UFPR: em primeiro lugar, o aspecto prático de grande parte das atividades realizadas em sala de aula; em segundo, as possibilidades de manipulação de objetos sonoros e exploração de parâmetros musicais por parte das crianças; e em terceiro, o lugar de destaque dado às audições musicais. A hipótese de que o modelo de curso da Musicalização Infantil da UFPR pode auxiliar na formação docente de futuros professores de música foi verificada como válida | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Early childhood music education is a prominent subject, mostly in the academic space. Aspects of teacher education, contents that must be studied, characteristics of a music course, its objectives and justification are some examples of subjects in constant discussion. This monograph includes information about "Musicalização Infantil", an outreach program in UFPR, the Federal University of Paraná. The course took place between 2003 and 2010, attending more than 1000 children from Curitiba city and its surroundings, and became a community of practice. Four notebooks, with lesson plans and class diaries were studied, aiming to understand the class practices by three analysis categories: Structure, Content and Pace of teaching. The classes routine of two other music education courses were used as a parameter of comparison. Despite this, there are differences of nomenclature, in general, the structure of the three analyzed courses are very similar. During the study it was possible to notice some underlying elements within UFPR’s course: first of all, the practical aspect of many parts of the activities that were done in class; second, the possibility of manipulating sound objects and exploration of musical parameters by children; and third, the prominent place given to the musical auditions. The hypothesis that the course’s project of Musicalização Infantil can help on the teacher education of former music teachers was verified as valid | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica na escola | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa - Metodologia | - |
| Título: dc.title | Práticas educacionais do programa de musicalização infantil da Universidade Federal do Paraná : leitura e análise de fichas de planejamento | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: