O gesto musical na poética de Luciano Berio (1925-2003)

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Autor(es): dc.contributorDottori, Maurício, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorGreboge, André Luiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-28-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86669-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Maurício Dottori-
Descrição: dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma definição do termo "gesto musical", com relação à obra e os escritos de Luciano Bério (1925-2003), recolhendo exemplos do uso desta noção na composição musical, e assim, gerar encaminhamentos e modos de utilização do conceito na prática composicional. O compositor, reconhecido pelo uso proposital da noção de gesto, apresenta especial interesse para este levantamento por suas atividades tanto na música instrumental quanto na música eletrônica a partir da década de 1950, época em que mudanças de atitude decorrentes da tomada de consciência do gesto começaram a ocorrer. O termo passou a ser utilizado após as primeiras experiências eletrônicas nas quais foram percebidas pequenas unidades sonoras que, de certo modo, formam a música, os gestos musicais, que podem ser organizadas, independentemente de estruturas rítmicas, motívicas, tonais, atonais...etc. Ainda na década de 50, também foi percebido o fenômeno do gesto na música instrumental, e a possibilidade de um desdobramento em direção às noções de figura e textura). Além de o gesto advir de uma intencionalidade e ter um significado em seu contesto de apresentação, o próprio Berio afirma que o gesto está presente desde que o ser humano passou a transformar e construir o mundo, em todo o âmbito histórico da vida cultural humana.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectBerio, Luciano, 1925-2003-
Palavras-chave: dc.subjectGestos-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica eletrônica-
Título: dc.titleO gesto musical na poética de Luciano Berio (1925-2003)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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