
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gava, José Estevam | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Vinícius Galant da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:34:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:34:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86661 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86661 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: José Estevam Gava | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Trata-se aqui do modelo híbrido de eventos musicais, congregação de assistência presencial e remota que utiliza o livestream como tecnologia básica de transmissão virtual. Desde 2020, o modelo híbrido tem sido apontado como o futuro dos eventos musicais. No entanto, é incerto se isso representa inovação para a música ao vivo ou se é apenas estratégia de marketing. Trata-se de assunto de abrangência mundial e ainda pouco explorado cientificamente dada a sua atualidade, envolvendo representação simbólica, discurso midiático e novas tecnologias aplicadas à música. Foram elencadas e analisadas páginas da internet e estudos mais relevantes que relacionam eventos híbridos ao futuro da música ao vivo e à inovação. Também foram mapeados eventos híbridos ocorrido nos Brasil entre 2020 e 2023, período em que foram adotadas e, depois, revogadas restrições aos eventos musicais presenciais. Verifica-se que as iniciativas denominadas "híbridas" ou inteiramente digitais são menos presentes do que o discurso midiático apontava. O conceito de "inovação" também é, aqui, analisado e relativizado | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This paper is about the hybrid model of musical events, congregation of face-to-face and remote assistance that uses the livestream as a basic technology of virtual transmission. Since 2020, the hybrid model has been pushed as the future of music events. However, it is uncertain whether this represents innovation for live music or if it is just a marketing strategy. It is a subject of global scope and still little explored scientifically given its current situation, involving symbolic representation, media discourse and new technologies applied to music. Internet pages and the most relevant studies that relate hybrid events to the future of live music and innovation were listed and analysed. Hybrid events that occurred in Brazil between 2020 and 2023 were also mapped, a period in which restrictions on in-person musical events were adopted and later revoked. It appears that the so-called "hybrid" or entirely digital initiatives are less present than the media discourse pointed out. The concept of "innovation" is also analysed and relativized here | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eventos musicais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música e Internet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia streaming (Telecomunicação) | - |
| Título: dc.title | Eventos musicais híbridos no Brasil : futuro e inovação no discurso midiático | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: