
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Danilo, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Dalmazo, Elisangela | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2015 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86654 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86654 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da música na percepção das emoções em cenas de filme de curta duração por profissionais da música e do audiovisual. 20 participantes assistiram a eventos com 20 segundos de duração, realizando duas tarefas de avaliação cognitiva imediatamente após cada apreciação: na primeira, eles preencheram uma escala de diferencial semântico (alcance 0-10) referente ao quanto o evento apreciado os emocionou; na segunda, eles responderam a um teste de escolha forçada, associando o evento apreciado a alegria, medo, raiva, tranquilidade, tristeza ou nenhuma delas. Ambos os testes foram realizados aleatoriamente entre os participantes. Cada evento foi apresentado em quatro versões: somente áudio, somente vídeo, congruente (áudio e vídeo comunicando uma mesma emoção) e incongruente (áudio e vídeo comunicando emoções distintas). Nesta última versão, uma sub-condição neutra foi investigada (imagens sem conteúdo emocional com música comunicando as outras emoções investigadas). Com relação aos resultados da escala de diferencial semântico, o teste ANOVA mostrou que, das quatro versões de eventos apresentados, a condição somente áudio emocionou mais os ouvintes do que as outras três versões, independente da emoção considerada. Com relação ao teste de escolha forçada, a análise de variância mostrou que os maiores índices de comunicação emocional foram encontrados para as emoções alegria (nas condições somente vídeo, congruente e incongruente), medo (na condição neutra), raiva (nas condições somente vídeo e incongruente), tranquilidade (nas condições somente vídeo e congruente) e tristeza (na condição somente vídeo) | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : O objetivo desta pesquisa foi verificar a influência da música na percepção das emoções em cenas de filme de curta duração por profissionais da música e do audiovisual. 20 participantes assistiram a eventos com 20 segundos de duração, realizando duas tarefas de avaliação cognitiva imediatamente após cada apreciação: na primeira, eles preencheram uma escala de diferencial semântico (alcance 0-10) referente ao quanto o evento apreciado os emocionou; na segunda, eles responderam a um teste de escolha forçada, associando o evento apreciado a alegria, medo, raiva, tranquilidade, tristeza ou nenhuma delas. Ambos os testes foram realizados aleatoriamente entre os participantes. Cada evento foi apresentado em quatro versões: somente áudio, somente vídeo, congruente (áudio e vídeo comunicando uma mesma emoção) e incongruente (áudio e vídeo comunicando emoções distintas). Nesta última versão, uma sub-condição neutra foi investigada (imagens sem conteúdo emocional com música comunicando as outras emoções investigadas). Com relação aos resultados da escala de diferencial semântico, o teste ANOVA mostrou que, das quatro versões de eventos apresentados, a condição somente áudio emocionou mais os ouvintes do que as outras três versões, independente da emoção considerada. Com relação ao teste de escolha forçada, a análise de variância mostrou que os maiores índices de comunicação emocional foram encontrados para as emoções alegria (nas condições somente vídeo, congruente e incongruente), medo (na condição neutra), raiva (nas condições somente vídeo e incongruente), tranquilidade (nas condições somente vídeo e congruente) e tristeza (na condição somente vídeo) | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emoções na música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música para cinema | - |
| Título: dc.title | O conteúdo musical influencia a percepção das emoções de profissionais da música e do audiovisual em cenas de filme de curta duração | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: