Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Melo, Mariana Medeiros Dantas de, 1987- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral | - |
Autor(es): dc.creator | Godoi, Felipe Gritten | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:27:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:27:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86644 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86644 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Mariana Medeiros Dantas de Melo Bressan | - |
Descrição: dc.description | Relatório Técnico apresentado como trabalho de conclusão de curso | - |
Descrição: dc.description | Relatório Técnico (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Auditoria Integral | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar a implantação de estratégias de sustentabilidade e critérios ESG (acrônimo traduzido do inglês como Ambiental, Social e Governança), principalmente relativo ao pilar Ambiental (Environmental) em uma instituição de ensino brasileira, com ênfase na implantação da norma ISO 14001, um padrão internacional de gestão ambiental (International Organization for Standardization - ISO). A pesquisa visou compreender como a instituição desenvolveu e incorporou práticas sustentáveis em suas operações e cultura organizacional. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma abordagem metodológica que englobou a análise de quatro etapas: i) gestão ambiental; ii) redução de impactos ambientais; iii)conformidade legal; e iv) melhoria contínua. Os resultados da pesquisa revelaram que a instituição de ensino demonstrou um compromisso significativo com a sustentabilidade. A ISO 14001 foi adotada como um guia para aprimorar sua gestão ambiental e promover a redução de impactos negativos no meio ambiente. Em conclusão, o estudo apontou que a rede de ensino brasileira analisada mostrou um progresso significativo na implantação de estratégias de sustentabilidade, com destaque para as ações atualmente executadas que poderiam atender aos quesitos da ISO 14001, reforçando sua posição como uma entidade comprometida com a sustentabilidade e a excelência educacional. No entanto, ressalta-se que o caminho para a sustentabilidade é contínuo, e o aprimoramento constante das práticas é essencial para garantir um impacto positivo contínuo na comunidade e sociedade em geral | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Auditoria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Responsabilidade social da empresa | - |
Título: dc.title | Adoção de estratégias ESG em uma rede de ensino no Brasil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: