
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Simões, Julian, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Diniz, Ana Heloise Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86573 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86573 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Julian Simões | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 25/09/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal compreender o lugar das relações amorosas no processo de entendimento de si e a partir das narrativas de experiências pessoais das minhas amigas/interlocutoras. A partir de uma perspectiva etnográfica, buscou-se concretizar uma prática metodológica que caminhasse em convergência com as contribuições da Epistemologia Feminista acerca da objetividade e subjetividade na produção do conhecimento científico. Para isso, consolidou-se um campo de pesquisa que incluiu quatro de minhas amigas mais próximas, que tornaram-se interlocutoras da pesquisa e participaram individualmente de encontros gravados norteados por um roteiro, que indagava acerca de suas experiências amorosas passadas, bem como a forma atual de viver os amores e seus projetos de futuro. O processo de transcrição e análise dos encontros gravados culminou em uma reflexão crítica no que tange à formulação de perguntas que precedeu a realização do campo. Portanto, os resultados obtidos refletem acerca do lugar que a vida amorosa encontra no processo de subjetivação e entendimento de si das interlocutoras, que apresentaram uma descentralização desse aspecto da vida em suas identidades, bem como em seus planos de futuro. Além disso, é apresentada uma reflexão sobre a presença das dicotomias binárias consolidadas culturalmente no Ocidente e seus reflexos na forma de perguntar e compreender as identidades no processo de consolidação da pesquisa. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The main objective of this research was the understanding of the role of romantic relationships in the process of self-understanding, based on personal experience narratives from my friends/interlocutors. From an ethnographic perspective, a methodological approach was developed that aligned with the contributions of Feminist Epistemology regarding objectivity and subjectivity in the production of scientific knowledge. To achieve this, a research framework was established involving four of my closest friends, who became research interlocutors. They individually participated in recorded sessions guided by a script, exploring their past romantic experiences, their current approach to love, and their future aspirations. The transcription and analysis of these recorded sessions led to a critical reflection on the formulation of questions that preceded the fieldwork. Therefore, the obtained results reflect on the role of romantic life in the process of subjectivity and self-understanding of the interlocutors, who exhibited a decentralization of this aspect in their identities and future aspirations. Furthermore, a contemplation is presented on the presence of culturally established binary dichotomies in the West and their impact on how questions are asked and identities are understood in the consolidation process of the research. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações humanas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experiencia de vida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações sexuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Título: dc.title | Entre-laços : uma etnografia entre amigas sobre experiências amorosas, sexualidade e gênero | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: