Proposta pedagógica para o Ensino Médio : classificação vegetal em uma perspectiva evolutiva – potencialidades e limitadores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Patrícia Barbosa, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorKaehler, Miriam-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86566-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86566-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Patrícia Barbosa Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O ensino de Botânica tem se caracterizado como excessivamente teórico, desestimulante e subvalorizado no conjunto das Ciências Biológicas, o que pode levar a um ciclo vicioso que fomenta o fenômeno denominado Cegueira Botânica. Aqui investigamos como ocorre a construção do conhecimento sobre sistemática filogenética de plantas no Ensino Médio, a partir da aplicação de uma sequência didática fundamentada na transposição didática e relacionando a botânica com evolução e ecologia. A sequência proposta contou com o total de nove aulas, sendo uma teórica, três práticas e cinco teórico-práticas. São discutidos, a partir da Análise do Discurso, os papéis dos diferentes tipos de aulas com suas potencialidades e limitadores para o processo de ensino-aprendizagem, bem como o papel do comportamento dos estudantes nesse processo-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectDidatica (Segundo grau)-
Título: dc.titleProposta pedagógica para o Ensino Médio : classificação vegetal em uma perspectiva evolutiva – potencialidades e limitadores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.