Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Agranionih, Neila Tonin, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Yamaguti, Eygon Titoshi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86524 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86524 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Neila Tonin Agranionih | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção em sala de aula através da análise de erros em uma turma de Ensino Médio de Educação de Jovens e Adultos. O objetivo principal é o de possibilitar aos alunos processos de aprendizagem a partir da análise de seus próprios erros. Ainda procura-se verificar as contribuições da análise de erros na aprendizagem matemática, principalmente como ferramenta capaz de conectar conteúdos novos aos já aprendidos. Entendendo o erro como lacuna entre o conhecimento a ser aprendido e o já adquirido, evitando seu caráter punitivo, é que as atividades aqui descritas foram desenvolvidas. Para tanto, foram aplicados dois instrumentos avaliativos abordando o conteúdo de porcentagem, o primeiro com o objetivo de identificar os erros apresentados e os procedimentos adotados no desenvolvimento das resoluções e o segundo, seguindo os moldes do primeiro, com o objetivo de identificar os erros que continuaram a aparecer. Após a aplicação do primeiro instrumento avaliativo, os exercícios foram corrigidos com os alunos, que participaram identificando onde os erros apareceram e sugerindo soluções para os mesmos. Durante o levantamento e análise dos dados, os erros foram categorizados em: erros nas operações, erros conceituais, erros de interpretação e outros erros. Os erros nas operações consistiram basicamente em erros na multiplicação de decimais. Os erros conceituais ficaram divididos entre erros na aplicação da "regra de três" e erros com porcentagens sucessivas. Os erros de interpretação foram considerados os erros provenientes da má compreensão do enunciado. Os erros que não se enquadraram nos anteriores foram classificados como "outros erros". Dos 33 erros identificados no primeiro instrumento avaliativo, 4 foram erros nas operações, 17 conceituais, 2 de interpretação, 1 classificado como "outros erros" e 9 foram questões deixadas sem resposta. No segundo instrumento de avaliação todos os 4 erros apresentados foram decorrentes de erros nas operações. Os resultados apontam para a importância de se considerar o erro como um obstáculo a ser superado e a análise de erros como ferramenta capaz de promover um ambiente propício à construção do conhecimento por parte do próprio aluno. Além disso, a análise de erros sugere um novo encaminhamento metodológico, utilizando-se dos erros para, a partir da superação dos mesmos, desenvolver o aprendizado de novos conteúdos | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Analise de erros (Matematica) | - |
Título: dc.title | Análise de erros matemáticos : uma proposta de intervenção em sala de aula | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: