Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sallai, Claudia Maria, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Silveira, Lucas Fagundes, 1994- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Guilherme de Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:41:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:41:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86490 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86490 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem a premissa de contribuir com a variedade de modelos didáticos para o ensino de fisiologia no ensino fundamental e médio, presentes na literatura. Foram criados dois modelos: reflexo patelar e efeito do cortisol no cérebro durante o sono. O processo de criação é relatado de forma detalhada, para que possa ser replicado com facilidade por aqueles que se interessarem em fazê-lo. Foram utilizados materiais comuns do dia a dia, ou materiais de baixo custo e de fácil acesso, para que possam ser manipulados pelos estudantes. Também há a explicação dos fenômenos fisiológicos e as estruturas envolvidas nos processos biológicos que foram utilizados como referência para a criação dos modelos. Além de uma breve discussão sobre a importância da utilização de modelos didáticos em sala de aula, suas vantagens e a atual condição das escolas em relação ao assunto | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Título: dc.title | Construção de material didático para o ensino de Biologia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: