Preconceitos de gênero e sexualidade no âmbito escolar em Curitiba/PR e o papel da escola nessas questões

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Autor(es): dc.contributorPereira, Patrícia Barbosa, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.contributorXavier, Jehiny Eoise Andrade-
Autor(es): dc.creatorMoretti, Caroline Burille-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:18:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:18:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86488-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86488-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa tem por objetivo analisar as dificuldades e potencialidades de ação na identificação de atitudes preconceituosas, relacionadas à desigualdades e estereótipos de gênero e sexualidade, a partir da compreensão de sentidos presentes nos discursos de professores/as e pedagogos/as de um Colégio Estadual em Curitiba/PR. Entendemos gênero como a separação do masculino e feminino e seus papéis; e questões relacionadas à diversidade sexual, como orientação sexual (gays, lésbicas e bissexuais, por exemplo) e expressões de gênero (transexuais e pessoas não- binárias). Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Para a obtenção dos dados, o método escolhido foi o da entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com cinco professores/as e duas pedagogas do Colégio Estadual Professor Julio Mesquita. Os discursos produzidos através das entrevistas foram analisados por meio de alguns constructos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD) de vertente francesa. Os discursos de professoras/es e pedagogas produzem diferentes sentidos, como sentidos de silenciamento, de reconhecimento pessoal, de naturalização do preconceito, entre outros. Através da análise dos sentidos produzidos pelos entrevistados, foi possível observar, principalmente, a presença de paráfrases, mostrando uma tendência de repetição desses discursos entre docentes e pedagogas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitos-
Palavras-chave: dc.subjectSexo-
Título: dc.titlePreconceitos de gênero e sexualidade no âmbito escolar em Curitiba/PR e o papel da escola nessas questões-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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