
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.contributor | Xavier, Jehiny Eoise Andrade | - |
| Autor(es): dc.creator | Moretti, Caroline Burille | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:18:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:18:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86488 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86488 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem por objetivo analisar as dificuldades e potencialidades de ação na identificação de atitudes preconceituosas, relacionadas à desigualdades e estereótipos de gênero e sexualidade, a partir da compreensão de sentidos presentes nos discursos de professores/as e pedagogos/as de um Colégio Estadual em Curitiba/PR. Entendemos gênero como a separação do masculino e feminino e seus papéis; e questões relacionadas à diversidade sexual, como orientação sexual (gays, lésbicas e bissexuais, por exemplo) e expressões de gênero (transexuais e pessoas não- binárias). Como abordagem metodológica, optou-se pela pesquisa qualitativa e de natureza exploratória. Para a obtenção dos dados, o método escolhido foi o da entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com cinco professores/as e duas pedagogas do Colégio Estadual Professor Julio Mesquita. Os discursos produzidos através das entrevistas foram analisados por meio de alguns constructos teóricos e metodológicos da Análise de Discurso (AD) de vertente francesa. Os discursos de professoras/es e pedagogas produzem diferentes sentidos, como sentidos de silenciamento, de reconhecimento pessoal, de naturalização do preconceito, entre outros. Através da análise dos sentidos produzidos pelos entrevistados, foi possível observar, principalmente, a presença de paráfrases, mostrando uma tendência de repetição desses discursos entre docentes e pedagogas | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sexo | - |
| Título: dc.title | Preconceitos de gênero e sexualidade no âmbito escolar em Curitiba/PR e o papel da escola nessas questões | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: