Qual a eficácia e impacto do jogo "Fazenda Celular" como ferramenta didática no ensino de Biologia?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRandi, Marco Antonio Ferreira, 1965--
Autor(es): dc.contributorLuz, Araci Asinelli da, 1948--
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Yuri Matheus Rodrigues, 1995--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bruno Bastos de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:53:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:53:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-15-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86463-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marco Antonio Ferreira Randi-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Dra. Araci Asinelli da Luz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : É visto, no ensino de biologia, forte carência em utilizar atividades que tornem os assuntos abordados em sala de aula mais atraentes e compreensíveis, sendo as aulas, frequentemente, realizadas de forma tradicional e pouco interativa. O uso dos jogos aparece como alternativa, atuando como ferramenta de reforço, possibilitando a aprendizagem e estimulando habilidades afetivas, cognitivas e de interações. Diante disso, o uso e desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino tem sido muito difundido nos últimos anos. O presente trabalho teve como objetivo verificar a eficácia e impacto do jogo de mesa "Fazenda Celular" como ferramenta de revisão e reforço de conteúdo, avaliando se essa prática tem o mesmo potencial que métodos tradicionais de ensino apresentam. Assim, foi realizada uma análise quantitativa (questionários com perguntas objetivas) sobre o efeito do jogo em alunos do Ensino Médio, bem como uma abordagem qualitativa (questionário com perguntas discursivas) para investigar suas opiniões quanto ao uso dessa ferramenta. Em que, o grupo experimental passou pela aplicação do jogo, e o grupo controle participou de uma aula expositiva, abordando os mesmos assuntos do jogo. Comparando as respostas aos questionários aplicados antes e após as atividades (jogo ou aula), não foi possível verificar correlação entre o uso do jogo e melhora no desempenho no pós-teste. Porém, os estudantes avaliaram de forma positiva o uso da metodologia. Dessa forma, entende-se que não houve melhora ou piora significativa nas notas dos questionários depois das turmas passarem pelo jogo, indicando que a metodologia não foi efetiva como forma de revisão de conteúdo. Esses resultados, então, podem decorrer de vários fatores, como complexidade do conteúdo e profundidade que os conceitos são abordados pelo jogo, que juntos nos mostram a dificuldade em se introduzir métodos alternativos as práticas tradicionais de ensino, em decorrência de se estabelecer precisamente como os conceitos serão tratados, o contexto em que pode ser aplicado o jogo e a forma pela qual os objetivos serão atingidos ao final das atividades. Tudo isso, sem perder seu caráter lúdico. Dessa forma, entende-se que a adoção dos jogos em salas de aula pode ser possível, como metodologia didática alternativa ao modelo tradicional. Porém, para sua utilização ser considerada adequada, é necessário haver uma preocupação para que os jogos sejam utilizados da maneira correta-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectJogos educativos-
Título: dc.titleQual a eficácia e impacto do jogo "Fazenda Celular" como ferramenta didática no ensino de Biologia?-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.