Revisão sistemática sobre os parâmetros da utilização da Nintendo WII para tratamento do desfecho da marcha em indivíduos adultos com acidente vascular encefálico crônico

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Autor(es): dc.contributorTakeda, Sibele Yoko Mattozo, 1982--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Fisioterapia-
Autor(es): dc.contributorKandauroff, Lara-
Autor(es): dc.creatorCruz, Andressa Koch da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:30:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:30:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-14-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86460-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86460-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Sibele Y. Mattozo Takeda-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Fisioterapia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Atualmente é frequente o emprego de realidade virtual no processo de reabilitação de pacientes com Acidente Vascular Encefálico Isquêmico (AVEi). Objetivou-se identificar os parâmetros mais eficazes no tratamento de pacientes adultos com AVEi crônico, especialmente no desfecho da marcha, na utilização do console Nintendo Wii?. Trata-se revisão sistemática a partir de ensaios clínicos randomizados e/ou controlados, coletados no período de 14/09/2018 a 19/10/2018, nas bases PubMed, SciELO e Scopus e armazenados no software Mendeley® para a seleção duplo-cega de títulos. As palavras-chave utilizadas na coleta em português foram: acidente vascular encefálico; dano cerebral crônico; terapia de exposição à realidade virtual; paresia; marcha; Em inglês: stroke; brain damage, chronic; virtual reality exposure therapy; paresis; gait. Foram encontrados 100.681 estudos, em portugês e inglês, entretanto, apenas 2 artigos atenderam plenamente aos critérios de elegibilidade. A partir da análise dos artigos incluídos, observou-se que apesar das limitações encontradas, os parâmetros de intervenção com uso da realidade virtual (RV), 3 vezes na semana durante 8 semanas, acima de 40 minutos com um total de 16 h, utilizando os jogos do Wii Fit associado a plataforma Wii Board demonstrou ser a mais efetiva para melhora nas fases de apoio, balanço e cadência da marcha dos indivíduos adultos com AVEi crônico-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectRealidade virtual-
Palavras-chave: dc.subjectAcidente vascular cerebral-
Palavras-chave: dc.subjectFisioterapia-
Título: dc.titleRevisão sistemática sobre os parâmetros da utilização da Nintendo WII para tratamento do desfecho da marcha em indivíduos adultos com acidente vascular encefálico crônico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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