Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palcha, Leandro Siqueira, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Luz, Araci Asinelli da, 1948- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.contributor | Albieri, Lucas José | - |
Autor(es): dc.creator | Kimura, Guilherme Shigueo Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:45:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:45:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86456 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86456 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof.ª Drª Araci Asinelli-Luz | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Considera-se que temas como sexualidade, sexo, corpo humano e suas transformações, ou seja, Educação Sexual, são assuntos que estão presentes no cotidiano de nossa sociedade e geram certa discussão ou até mesmo polêmica dentro e fora de sala de aula. Assim, no que é pertinente à formação de professores, é importante que esteja atenta as pesquisas na área de ensino envolvendo a distinta temática, a fim de formar estudantes que apresentem uma compreensão razoável sobre a Educação Sexual ao término da sua escolarização. O objetivo principal deste trabalho reside em desvendar o contexto histórico da Educação Sexual e como ela vem sendo mobilizada pela educação brasileira na contemporaneidade. Para tanto, outros objetivos mais específicos foram necessários, como: realizar uma revisão de literatura sobre estudos envolvendo a Educação Sexual que tragam subsídios para compreensão do tema; desenvolver uma pesquisa bibliográfica, a fim de construir um panorama envolvendo a Educação Sexual na área de Ensino de Ciências nos últimos anos; e analisar como a pesquisa bibliográfica permite desvendar e elucidar a importância da Educação Sexual para a formação de professores. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), um evento bianual e promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), sendo analisadas as atas de 2011, 2013, 2015, 2017 e 2019, na perspectiva de mapear a literatura sobre o assunto e relacionar com a formação de professores de Biologia e Ciências. Os resultados encontrados a partir dos descritores apontaram para um total de 11 artigos sobre educação sexual na área de formação de professores. Diante da análise dos trabalhos, pode-se verificar que a sexualidade se manifesta a todos os momentos na humanidade, seja em crianças, jovens ou adultos, sendo assim, não existe um tempo e um único ambiente específico para se falar sobre o assunto. Além disso, na escola, lugar em que passamos boa parte de nossas vidas, a Educação Sexual deveria estar presente, porém, é pouco abordada, sendo uma das principais causas dessa situação a falta de uma formação específica dos professores. Conclui-se que a Educação Sexual, quando explorada pelos docentes, resume-se a conceitos biológicos e preventivos, repassando ao professor de ciências e biologia a responsabilidade de trabalhar essas questões em sala de aula | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Desvendando a educação sexual na educação brasileira | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: