
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Valdomiro de, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Corrêa, Willian Henrique | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86383 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86383 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Valdomiro de Oliveira | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 22/09/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: investigar a relação entre a inteligência emocional dos participantes com o seu desempenho escolar no primeiro trimestre de 2023. Materiais e Métodos: estudo transversal realizado em uma Escola Pública estadual da cidade de Curitiba-PR, em que participaram 83 estudantes, de ambos os sexos, regularmente matriculados no oitavo ou nono ano desta Escola Pública. Utilizou-se amostra não probabilística de conveniência. Os níveis de IE foram avaliados por meio do Questionário de Inteligência Emocional de Bar-On (EQ-i:YV), e os dados descritivos foram levantados através do Questionário de Informações descritivas dos participantes. Os instrumentos auto preenchíveis foram aplicados em sala de aula e para mensurar o rendimento escolar, utilizaram-se, a partir dos históricos escolares dos participantes, as notas obtidas em cada disciplina no primeiro trimestre de 2023. Todos os responsáveis pelos participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes da realização da pesquisa. Para fins estatísticos utilizou-se o teste t de Student para realizar a comparação entre os grupos e o coeficiente de correlação de Pearson para medir a associação entre as variáveis contínuas. Foi considerado o nível de significância de 0,05. Resultados: Os resultados indicaram ausência de correlação entre as variáveis inteligência emocional e o rendimento escolar dos alunos, confirmando a hipótese nula. Conclusão: Ademais, o estudo apresenta o desenvolvimento do conceito de inteligência emocional e como este tema vem sendo debatido no âmbito da educação nos últimos anos. A busca por novas variáveis que influenciam o êxito acadêmico dos alunos, permitirão no futuro, adotar novas metodologias para melhorar o processo e ensino-aprendizagem, supõe-se então um novo campo de investigação. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: to investigate the relationship between the emotional intelligence of participants and their school performance in the first quarter of 2023. Materials and Methods: cross-sectional study carried out at a public school in the city of Curitiba-PR, in which 83 students participated, from both genders, regularly enrolled in the eighth or ninth year of this Public School. A non-probabilistic acceptable sample was used. EI levels were assessed using the Bar-On Emotional Intelligence Questionnaire (EQ-i:YV), and descriptive data were collected using the Participants' Descriptive Information Questionnaire. The self-completed instruments were applied in the classroom and to measure school performance, the grades passed in each subject in the first quarter of 2023 were used from the participants' school records. All those responsible for the participants signed the Free Consent Form and Clarified before conducting the survey. For statistical purposes, Student's t-test was used to compare groups and Pearson's volunteer to measure the association between continuous variables. A significance level of 0.05 was considered. Results: The results indicated no interference between the emotional intelligence variables and the students' academic performance, confirming the null hypothesis. Conclusion: In addition, the study presents the development of the concept of emotional intelligence and how this topic has been debated in the field of education in recent years. The search for new variables that influence the academic success of students, which will allow in the future to adopt new methodologies to improve the teaching-learning process, supposes a new field of investigation. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alunos - Desempenho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inteligência emocional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A inteligência emocional e sua relação com o desempenho acadêmico no ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: