Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Marcia Cristina dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:41:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:41:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86365 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86365 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Valéria Milena Rohrich Ferreira | - |
Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/06/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Nesta tese, analiso aspectos das configurações sociais de jovens poetas/slammers das periferias brasileiras, a partir da sua relação com a cidade e os territórios; e como a educação permeia esses processos. Os materiais produzidos para esta tese contam com um inventário de poesias sobre cidade, vídeos, reportagens, documentários sobre os slams no Brasil e o levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais e internacionais, e está fundamentada, principalmente, na teoria sociológica configuracional de Norbert Elias, com a retomada de aspectos históricos importantes. A partir da análise dos materiais, foi possível perceber a predominância da lógica centro-periferia nas cidades brasileiras e, apesar das peculiaridades de cada região, todas enfrentam problemas com ofertas de bens, serviços e equipamentos públicos nas áreas mais afastadas dos centros, possuem muitos problemas de mobilidade urbana e reproduzem um tipo de estigmatização calcada no racismo, na LGBTQIAPN+fobia, no machismo, na aporofobia e são muito violentas. Em diversos momentos, ficam evidentes configurações do tipo estabelecidos/outsiders mutáveis e dinâmicas que sentem a resistência dessa juventude que, em sua maioria são pretas/os, pobres e periféricas/os, e, para quem os slams proporcionam consciência socioeconômica e política; possibilitam a participação ativa da vida da cidade; a frequência a espaços antes negados e mudança nas paisagens; ajudam a alterar suas formas de perceber e lidar com as diferenças e estigmatizações, construindo uma autoestima positiva; e provocando o desequilíbrio nas balanças de poder. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this thesis, I analyze aspects of the social configurations of young poets/slammers from the Brazilian peripheries, based on their relationship with the city and territories; and how education permeates these processes. The materials produced for this thesis include an inventory of poems about the city, videos, reports, documentaries about slams in Brazil, and a bibliographic survey in national and international databases, and is mainly based on Norbert Elias's configurational sociological theory, with the resumption of important historical aspects. From the analysis of the materials, it was possible to perceive the predominance of the center-periphery logic in Brazilian cities and, despite the peculiarities of each region, all face problems with offers of goods, services, and public equipment in areas farthest from the centers, have many problems of urban mobility and reproduce a type of stigmatization based on racism, LGBTI+ phobia, sexism, aporophobia, and are very violent. At various times, mutable and dynamic established/outsider configurations become evident. These feel the resistance of this youth who, mostly black, poor, and peripheral, and for whom the slams provide socioeconomic and political awareness; enable active participation in city life; the access to spaces previously denied and change in landscapes; help to change their ways of perceiving and dealing with differences and stigmatizations, building positive self-esteem; and cause imbalance in the scales of power. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periferias urbanas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poesia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | "Da ponte pra cá é outras ideia" : cidade, educação e desigualdades nas configurações sociais de jovens poetas das periferias urbanas brasileiras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: