
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Paschoal, Antonio Edmilson, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Fábio dos Santos Celestino de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86356 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86356 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Antônio Edmilson Paschoal | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Filosofia. Defesa : Curitiba, 13/11/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Versa a presente dissertação sobre como ensinar Filosofia através da leitura estrutural de textos. A partir da presente situação-problema, no capítulo I se apresenta os pressupostos filosóficos que fundamentam a leitura filosófica como forma de iniciação à Filosofia, a partir das concepções expostas por Salma Muchail. No Capítulo II, se apresenta a metodologia de análise estrutural de textos, fundamentada a partir das concepções contidas nos textos Tempo histórico e tempo lógico na interpretação de sistemas filosóficos, de Victor Goldschmidt, e Lógica, arquitetônica e estruturas constitutivas dos sistemas filosóficos, de Martial Gueroult. Por fim, o Capítulo III apresenta o projeto de intervenção que visa aplicar a análise estrutural no ensino de Filosofia no ensino médio. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation discusses how to teach Philosophy through the structural reading of texts. Based on the present problem situation, Chapter I presents the philosophical assumptions that underlie philosophical reading as a form of initiation into Philosophy, based on the concepts exposed by Salma Muchail. In Chapter II, the methodology for structural analysis of texts is presented, based on the concepts contained in the texts Historical time and logical time in the interpretation of philosophical systems, by Victor Goldschmidt, and Logic, architecture and constitutive structures of philosophical systems, by Martial Gueroult. Finally, Chapter III presents the intervention project that aims to apply structural analysis in the teaching of Philosophy in high school. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise (Filosofia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
| Título: dc.title | O ensino de filosofia através da análise estrutural de texto : uma proposta de intervenção | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: