
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro Junior, Marcelo Alexandre | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86307 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86307 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A pesquisa aqui proposta trata da questão da ansiedade na performance, com foco na superação do medo de palco, fenômeno de comportamento que afeta muitos músicos. Existem técnicas e manuais que visam controlar esse problema e dentre diversas abordagens, destaca-se neste estudo a proposta de Diogo Mafra, músico que atua com a prática da música popular no ramo do rock e traz propostas para a superação da ansiedade na performance. Questionou-se, portanto: que orientações Diogo Mafra traz para auxiliar no controle da ansiedade de músicos que trabalham especificamente com rock? A escolha pelo ambiente do rock se deu pela relação do autor deste TCC com este contexto. O objetivo geral foi investigar por meio de um estudo de caso, a proposta técnica de um músico profissional brasileiro de destaque no âmbito da prática da música popular e no estudo e na superação dos desafios da ansiedade da performance. Como fundamentação teórica foi apresentada uma revisão sobre ansiedade na performance. A metodologia utilizada foi o estudo de caso e os dados foram coletados por meio de uma entrevista e da observação de vídeos postados pelo músico em redes sociais. Os resultados trazem um conjunto de orientações e estratégias relevantes indicadas pelo músico que favorecem a superação da ansiedade da performance | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The research proposed here deals with the issue of performance anxiety, focusing on overcoming stage fright, a behavioral phenomenon that affects many musicians. There are techniques and manuals that aim to control this problem and among several approaches, the proposal of Diogo Mafra, a musician who works with the practice of popular music in the rock industry, stands out in this study and brings proposals to overcome performance anxiety. Therefore, it was questioned: what guidelines does Diogo Mafra bring to help control the anxiety of musicians who work specifically with rock? The choice for the rock environment was due to the relationship of the author of this TCC with this context. The general objective was to investigate, through a case study, the technical proposal of a prominent Brazilian professional musician in the field of popular music practice and in the study and overcoming of performance anxiety challenges. As a theoretical basis, a review on performance anxiety was presented. The methodology used was the case study and data were collected through an interview and observation of videos posted by the musician on social networks. The results bring a set of relevant guidelines and strategies indicated by the musician that favor the overcoming of performance anxiety | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Execução | - |
| Título: dc.title | Análise de um método sobre o controle da ansiedade de palco em músicos do rock | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: