Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Amano, Erika, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Araujo, Geisiele Massola | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86302 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86302 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Erika Amano | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O processo de ensino-aprendizagem de botânica é descrito como sendo algo dificultoso, devido ao uso excessivo de nomenclaturas, o que na maior parte das vezes exige memorização. Tais dificuldades estão presentes, devido aos docentes se sentirem inseguros em relação aos conteúdos de botânica optando muitas vezes por não trabalharem ou discutirem de forma tradicional tais assuntos em sala de aula. De maneira a contribuir na melhoria deste ensino, este trabalho objetivou realizar um levantamento de dados relacionados a cursos de capacitação docente, envolvendo cursos de extensão, livres, especializações, mestrados e doutorados, relacionados ao ensino de botânica, uma vez que é de extrema importância o docente estar em processo contínuo de aprendizagem. A pesquisa dos cursos de extensão ocorreu por meio do buscador Google, enquanto os cursos de especializações, mestrados e doutorados profissionais, foi realizada pelo site do E-Mec e portal da Capes, respectivamente. No decorrer da pesquisa notou-se uma grande quantidade de cursos que não possuíam relação com o ensino, sendo a minoria aqueles que possuíam relação a botânica e eram destinados aos docentes de Biologia. Dos resultados encontrados, percebeu-se uma alta incidência de oferta de cursos na Região Sudeste, seguida pela Região Sul do Brasil, sendo que os mesmos eram na modalidade presencial e EaD e a grande maioria sem necessidade de investimentos. Deste modo, a busca constante pela formação continuada, a fim de aperfeiçoar e atualizar os conhecimentos, permitem ao docente a reflexão da sua prática pedagógica. Isso porque ao ter domínio do que se ensina, é possível sair mais facilmente de um ensino tradicional, pautado em conceitos e memorizações, para um ensino que utiliza diferentes estratégias e recursos pedagógicos. Além disso, a formação continuada promove contextualização de conteúdos, possibilitando aos alunos uma aprendizagem eficaz e uma melhor aceitação dos conteúdos de botânica | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Botanica - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor - Formaçao profissional | - |
Título: dc.title | O ensino de botânica : um levantamento de dados sobre cursos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: