A unidade temática Terra e Universo : uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLorenzetti, Leonir, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorBarddal, Flavia Caroline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:51:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:51:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86301-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86301-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leonir Lorenzetti-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O livro didático é instrumento pedagógico importante no ensino, pois é uma ferramenta de apoio e auxílio aos alunos e professores. O livro didático é considerado o principal instrumento de ensino e pode ser essencial para determinar a qualidade do ensino. Além disso, ele também determina conteúdos e estratégias de ensino. O presente estudo buscou avaliar como a temática Terra e Universo está presente nos livros de Ciências dos Anos Iniciais aprovados pelo PNLD de 2019, que serão utilizados nas escolas públicas brasileiras entre 2020 e 2022. A partir disso, foram escolhidos para a análise três livros de Ciências mais comercializados pelo PNLD de 2019. Após a seleção das obras foram definidos os seguintes recursos para análise: a) análise de conteúdo, b) textos de divulgação científica, c) jogos, d) humor, e) interativos, f) audiovisual, g) áudio. Como método de análise foi utilizado análise de conteúdo e para tratamento dos dados nos baseamos nos estudos de Bardin (2006). A partir da análise, foi possível entender a importância da temática Terra e Universo para o ensino de ciências nos Anos Iniciais. Foi possível concluir, também que os recursos didáticos poderiam ser mais explorados pelos autores, principalmente na primeira e segunda série-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Título: dc.titleA unidade temática Terra e Universo : uma análise dos livros didáticos de ciências dos anos iniciais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.