Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Medina, Simone da Silva Soria, 1969- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Taparelo, Thais Kellen Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86240 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86240 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: PhD Simone da Silva Soria Medina | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho se propõe a apresentar e analisar diferentes metodologias e representações gráficas no ensino de poliedros em aulas de matemática para educandos do ensino básico regular. Busca-se oferecer instrumentos para alcançar um aprendizado mais efetivo dos sólidos de Platão, conteúdo obrigatório de acordo com as diretrizes de ensino do Estado do Paraná. Para isso, além da análise em si, são apontadas algumas das metodologias mais utilizadas em sala de aula, como lousa e giz com apoio de livros didáticos, em contraponto com algumas ainda pouco exploradas, como projeção em realidade virtual e realidade aumentada. Representações gráficas, encontradas facilmente nos livros didáticos, como os anaglifos, e materiais simples como palitos e jujubas, que estão ao alcance do professor, também são indicados como instrumentos potencializadores de ensino, por cativar a atenção do aluno. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações dos grafos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Poliedros | - |
Título: dc.title | Diferentes metodologias e suas representações gráficas para o ensino de poliedros | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: