Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Patrícia Barbosa, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Svierdsovski, Gabriela | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:50:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:50:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86237 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86237 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Patrícia Barbosa Pereira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo refere-se a análise das articulações entre as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial de Professores, as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas e as Diretrizes para a Educação Básica. Com o intuito de conhecer as pesquisas já existentes sobre o tema, foi realizada uma revisão de literatura constatando-se que não há nenhum trabalho que aborde a intersecção entre Diretriz Curricular, Formação de Professores e Ciências/Biologia. A metodologia empregada nesta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e está baseada na pesquisa documental e na análise de discurso de linha francesa. Recortes discursivos foram retirados das Diretrizes onde procurou-se por elementos parafrásticos e polissêmicos. A pequena análise realizada neste estudo apontou para uma semelhança discursiva importante entre a Diretriz Curricular para a Formação de Professores e a Diretriz Curricular para a Educação Básica, porém indicou uma forte despreocupação com a formação docente na Diretriz Curricular para o curso de Ciências Biológicas devido a falta de orientações para a Licenciatura. Isto mostra que apesar dos discursos articulados entre a Diretriz para a Educação Básica e a Diretriz para a Formação Inicial de Professores é necessário repensar as Diretrizes Curriculares para o curso de Ciências Biológicas, pois documentos desarticulados abrem espaço para uma formação docente frívola | - |
Descrição: dc.description | Abstract : | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia | - |
Título: dc.title | Diretrizes curriculares para a formação inicial de professores de ciências biológicas : articulações com a Educação Básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: