Disciplina e avaliaçao : suas relaçoes educativas na emancipaçao dos sujeitos sob a ótica da pedagogia de Makarenko

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Autor(es): dc.contributorNunes, Odilon Carlos, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Psicologia do Trabalho-
Autor(es): dc.creatorSzenczuk, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:42:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:42:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2024-12-03-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86224-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86224-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Odilon Carlos Nunes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: A tomada de consciência que desperta a atenção dos homens para os seus próprios direitos e deveres impulsiona o processo educativo no sentido de emancipação dos sujeitos. E dentro de uma perspectiva sócio-econômico-política-cultural que se concebe e fundamenta o processo educativo atual, no entanto, isto não quer dizer que este deva necessariamente seguir apenas estas influências. Sua concepção perpassa por outras concepções, como: conceito geral de trabalho, trabalho pedagógico, trabalho pedagógico não escolar e educação, sociedade capitalista, função social da escola, ensino, pedagogia, elementos culturais que precisam ser assimilados, produção da existência humana, homem, disciplina, avaliação e relações entre educação e sociedade. A emancipação dos sujeitos dentro do processo educativo efetivado por Makarenko, bem como suas relações no que tange à importância da disciplina e avaliação para que isto ocorra, aqui, são tratados sempre numa perspectiva onde indivíduo e coletivo estão em constante socialização e formação. Neste sentido, optou-se por uma análise bibliográfica de algumas das obras de Makarenko; objetivando, assim, discutir, elucidar e ressalvar as principais contribuições deste autor quanto à sua prática educativa.-
Formato: dc.format78f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDisciplina-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Título: dc.titleDisciplina e avaliaçao : suas relaçoes educativas na emancipaçao dos sujeitos sob a ótica da pedagogia de Makarenko-
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