Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rizzotto, Carla Cândida, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Autor(es): dc.contributor | Buck, Yasha Yamasaki | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Everton Vieira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:11:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:11:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86220 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86220 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Carla Candida Rizzotto | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Em junho de 2022, a música "Acorda Pedrinho" da banda Jovem Dionísio permaneceu no topo da parada da Billboard durante 3 semanas após a repercussão da canção na rede social TikTok. Este trabalho visa investigar a relação entre o sucesso da música e o conceito de cultura participativa (JENKINS, 2014) no TikTok. Foi realizado um estudo de caso do grupo musical e uma análise de conteúdo dos vídeos publicados na rede social, com o intuito de compreender as dinâmicas e relações com a cultura participativa. Os objetivos específicos incluem: a) mapear e analisar os conteúdos produzidos pelos usuários dentro da plataforma; b) compreender como os vídeos produzidos possibilitaram a ascensão da música; c) apontar os resultados quantitativos na carreira da banda. Ao examinar os resultados, ficou nítida a criação de novas narrativas e ressignificações em torno da canção, fatores que refletiram diretamente nos números de interações dos diversos conteúdos publicados dentro da rede e também nos números dentro das plataformas de streaming. Isso levou à conclusão de que a plataforma não apenas exerce influência, mas também estimula seu público a adotar ativamente comportamentos que se alinham com as práticas culturais e sociais da sociedade | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | TikTok (empresa) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indústria musical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musica - Influência | - |
Título: dc.title | Tiktok e indústria musical : viralização da música "Acorda Pedrinho" na plataforma e sua relação com a cultura participativa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: