Tiktok e indústria musical : viralização da música "Acorda Pedrinho" na plataforma e sua relação com a cultura participativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRizzotto, Carla Cândida, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.contributorBuck, Yasha Yamasaki-
Autor(es): dc.creatorSouza, Everton Vieira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:11:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:11:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-24-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86220-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86220-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Carla Candida Rizzotto-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Em junho de 2022, a música "Acorda Pedrinho" da banda Jovem Dionísio permaneceu no topo da parada da Billboard durante 3 semanas após a repercussão da canção na rede social TikTok. Este trabalho visa investigar a relação entre o sucesso da música e o conceito de cultura participativa (JENKINS, 2014) no TikTok. Foi realizado um estudo de caso do grupo musical e uma análise de conteúdo dos vídeos publicados na rede social, com o intuito de compreender as dinâmicas e relações com a cultura participativa. Os objetivos específicos incluem: a) mapear e analisar os conteúdos produzidos pelos usuários dentro da plataforma; b) compreender como os vídeos produzidos possibilitaram a ascensão da música; c) apontar os resultados quantitativos na carreira da banda. Ao examinar os resultados, ficou nítida a criação de novas narrativas e ressignificações em torno da canção, fatores que refletiram diretamente nos números de interações dos diversos conteúdos publicados dentro da rede e também nos números dentro das plataformas de streaming. Isso levou à conclusão de que a plataforma não apenas exerce influência, mas também estimula seu público a adotar ativamente comportamentos que se alinham com as práticas culturais e sociais da sociedade-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTikTok (empresa)-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria musical-
Palavras-chave: dc.subjectMusica - Influência-
Título: dc.titleTiktok e indústria musical : viralização da música "Acorda Pedrinho" na plataforma e sua relação com a cultura participativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.