
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Zimer, Tania Teresinha Bruns | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Eiglmeier Neto, Otto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86188 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86188 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Tania T. Bruns Zimer | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa analisou atividades, propostas ou ideias que relacionem a Matemática com a educação voltada para a formação dos alunos para o exercício da cidadania a luz da Educação Matemática Crítica. Atualmente um grande desafio do professor de Matemática é o de propor aulas diferenciadas e que despertem o interesse dos alunos, além de conseguir conciliar suas aulas com o ideal de educação voltada à formação do cidadão, ou seja, aulas que coloquem o aluno no papel principal do processo de ensino-aprendizagem, entendendo-o como um indivíduo dentro de um contexto histórico, político, cultural e social e que isso deve ser valorizado dentro da disciplina de Matemática, com o objetivo de formar um ser humano capaz de melhorar sua qualidade de vida, tomar decisões de forma pessoal e clara, continue a aprender mesmo fora da escola e que entenda seu lugar no mundo e nas diversas comunidades ao qual faz parte. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental através de referenciais teóricos apresentados nas últimas duas edições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e dos Seminários Internacionais de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Um mapeamento e análises de estratégias de ensino de Matemática ligados à formação cidadã foi construído e assim foi possível detectar que na maioria dos casos as atividades propõem aulas que desenvolvam a autonomia, o senso crítico e a conscientização do papel do aluno na comunidade ao qual o grupo de alunos ou a escola fazem parte e que a partir dessas maneiras de se pensar a Matemática e suas aulas os alunos tenham muito mais interesse por esta área de conhecimento. Conclui-se que pode-se e deve-se pensar em formas diferentes de se ensinar Matemática, tanto para o Ensino Básico, quanto a Formação de Professores, observando a Matemática como um campo fundamental para se alcançar uma educação que vise a transformação e ascensão social, sendo possível utilizar a Matemática e as aulas de Matemática para alcançar uma educação destinada à formação do cidadão. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidadania - Educação | - |
| Título: dc.title | Ensino de matemática e a formação para a cidadania : estratégias de sala de aula | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: