Ensino de matemática e a formação para a cidadania : estratégias de sala de aula

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZimer, Tania Teresinha Bruns-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática-
Autor(es): dc.creatorEiglmeier Neto, Otto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:26:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:26:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-24-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86188-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86188-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Tania T. Bruns Zimer-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa analisou atividades, propostas ou ideias que relacionem a Matemática com a educação voltada para a formação dos alunos para o exercício da cidadania a luz da Educação Matemática Crítica. Atualmente um grande desafio do professor de Matemática é o de propor aulas diferenciadas e que despertem o interesse dos alunos, além de conseguir conciliar suas aulas com o ideal de educação voltada à formação do cidadão, ou seja, aulas que coloquem o aluno no papel principal do processo de ensino-aprendizagem, entendendo-o como um indivíduo dentro de um contexto histórico, político, cultural e social e que isso deve ser valorizado dentro da disciplina de Matemática, com o objetivo de formar um ser humano capaz de melhorar sua qualidade de vida, tomar decisões de forma pessoal e clara, continue a aprender mesmo fora da escola e que entenda seu lugar no mundo e nas diversas comunidades ao qual faz parte. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental através de referenciais teóricos apresentados nas últimas duas edições dos Encontros Nacionais de Educação Matemática (ENEM) e dos Seminários Internacionais de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM). Um mapeamento e análises de estratégias de ensino de Matemática ligados à formação cidadã foi construído e assim foi possível detectar que na maioria dos casos as atividades propõem aulas que desenvolvam a autonomia, o senso crítico e a conscientização do papel do aluno na comunidade ao qual o grupo de alunos ou a escola fazem parte e que a partir dessas maneiras de se pensar a Matemática e suas aulas os alunos tenham muito mais interesse por esta área de conhecimento. Conclui-se que pode-se e deve-se pensar em formas diferentes de se ensinar Matemática, tanto para o Ensino Básico, quanto a Formação de Professores, observando a Matemática como um campo fundamental para se alcançar uma educação que vise a transformação e ascensão social, sendo possível utilizar a Matemática e as aulas de Matemática para alcançar uma educação destinada à formação do cidadão.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCidadania - Educação-
Título: dc.titleEnsino de matemática e a formação para a cidadania : estratégias de sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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