
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Khalaf, Daiana Kloh | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagem | - |
| Autor(es): dc.creator | Deuchmann, Bruna de Almeida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86179 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86179 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Daiana Kloh Khalaf | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Introdução: Diante de uma epidemia de sífilis, adentrar no universo da saúde sexual é crucial, especialmente quando se trata de compreender, prevenir e tratar da sífilis. Objetivo: desenvolver um livro-passatempo sobre sífilis para universitários. Método: Pesquisa metodológica desenvolvida entre agosto e novembro de 2023, para universitários, desenvolvido em quatro etapas. A primeira envolveu pesquisa em fontes oficiais e acadêmicas sobre sífilis. Na segunda etapa foi desenvolvido um roteiro educativo utilizando informações sintetizadas e acessíveis. A terceira etapa consistiu na seleção de passatempos interativos para integrar ao conteúdo. A quarta etapa focou na criação do layout visualmente atrativo usando a plataforma Canva. Resultados: O livro de passatempos sobre a sífilis adota uma abordagem ética e informativa, buscando oferecer informações precisas por meio de doze capítulos progressivos. Começando com uma introdução sucinta sobre a doença, os capítulos subsequentes exploram a história da sífilis, seus estágios, diagnóstico, tratamento e prevenção. Eles abordam desde os sintomas iniciais até as consequências na gestação e o método de prevenção por meio do uso de preservativos, também trazendo à tona um episódio antiético da história da saúde nos EUA, conhecido como "A Experiência Tuskegee". Outros capítulos explicam a persistência dos marcadores sorológicos após o tratamento, fornecem dados epidemiológicos atuais e desmascaram mitos e verdades sobre a sífilis encontrados na internet. Essa estrutura oferece uma compreensão ampla da doença, empoderando os leitores, especialmente jovens universitários, a tomar decisões informadas sobre sua saúde sexual. A obra busca, ainda, quebrar tabus e superar barreiras comunicativas, reconhecendo a importância da educação sexual na promoção da saúde e incentivando uma abordagem responsável e proativa. Considerações finais: Buscou-se oferecer um recurso informativo que desmistifique a sífilis, promovendo uma compreensão holística, e capacitando os leitores a tomarem decisões informadas e responsáveis em relação à saúde sexual. No entanto, reconhecemos a necessidade de validação contínua por especialistas para aprimorar sua eficácia e utilidade para o público-alvo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Introduction: In the face of a syphilis epidemic, entering the world of sexual health is crucial, especially when it comes to understanding, preventing, and treating for syphilis. Objective: to develop a book-contest about syphilis for university students. Method: Methodological research developed between August and November 2023, for university students, developed in four stages. The first involved research in official and academic sources on syphilis. In the second stage, an educational script was developed using synthesized and accessible information. The third stage consisted of the selection of interactive hobbies to integrate into the content. The fourth stage focused on creating the visually appealing layout using the Canva platform. Results: The book of hobbies on syphilis adopts an ethical and informative approach, seeking to offer accurate information through twelve progressive chapters. Beginning with a succinct introduction to the disease, subsequent chapters explore the history of syphilis, its stages, diagnosis, treatment, and prevention. They address everything from the initial symptoms to the consequences in pregnancy and the method of prevention through the use of condoms, also bringing to light an unethical episode in the history of health in the USA, known as "The Tuskegee Experiment". Other chapters explain the persistence of serological markers after treatment, provide current epidemiological data, and debunk myths and truths about syphilis found on the internet. This framework offers a broad understanding of the disease, empowering readers, especially young college students, to make informed decisions about their sexual health. The work also seeks to break taboos and overcome communicative barriers, recognizing the importance of sex education in health promotion and encouraging a responsible and proactive approach. Final thoughts: We sought to offer an informative resource that demystifies syphilis, promoting a holistic understanding, and empowering readers to make informed and responsible decisions regarding sexual health. However, we recognize the need for ongoing validation by experts to enhance its effectiveness and usefulness to the target audience. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sifilis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sanitária | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Doenças sexualmente transmissíveis - Prevenção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Passatempos | - |
| Título: dc.title | Sífilis : informações essenciais para universitários | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: