
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Danillo Ramos da, 1988- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Thaís Souza Barzi de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:41:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:41:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86151 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86151 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Danilo Ramos | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O feedback cognitivo (CFB) é uma ferramenta que permite com que o intérprete compare a sua forma de tocar um instrumento a um modelo "ideal" de execução para aprimorar a comunicação de emoções durante uma performance musical. O objetivo da presente pesquisa foi verificar a eficácia do CFB como estratégia de ensino para o aprimoramento da comunicação de emoções entre estudantes de piano e seus ouvintes. Para isto, foi realizado um experimento de escuta com ouvintes que avaliaram as emoções sentidas em gravações realizadas por esses estudantes de piano em duas condições: antes e depois de receberem a influência do CFB. As emoções investigadas foram: alegria, amor, tristeza, surpresa, calma, raiva, nostalgia, expectativa, ansiedade, aversão, admiração e orgulho. Os resultados indicaram que o CFB auxiliou na comunicação das emoções aversão, admiração e surpresa, mas pareceu prejudicar o processo de comunicação emocional da ansiedade. Em contrapartida, o CFB não influenciou as respostas emocionais dos ouvintes em relação às emoções alegria, amor, tristeza, calma, raiva, nostalgia, expectativa e orgulho. Esses resultados foram discutidos com o modelo científico BRECVEMA proposto por Patrik Juslin | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Cognitive feedback (CFB) is a tool that allows performers to compare their way of playing an instrument to an "ideal" model of performance to improve the communication of emotions during a musical performance. This research aimed to verify the effectiveness of CFB as a teaching strategy to improve the communication of emotions between piano students and their listeners. An experiment was carried out with listeners who assessed emotions felt in recordings made by these piano students under two conditions: before and after receiving the influence of CFB. The following emotions were investigated: happiness, love, sadness, surprise, calm, anger, nostalgia, expectation, anxiety, aversion, admiration and pride. Results indicated that CFB helped communicate aversion, admiration and surprise, but seemed to disrupt the emotional communication process of anxiety. However, CFB did not influence the emotional responses of listeners regarding happiness, love, sadness, calm, anger, nostalgia, expectation and pride. These results were discussed in relation to the BRECVEMA framework proposed by Patrik Juslin | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Emoções na música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Piano - Execução | - |
| Título: dc.title | Feedback cognitivo como estratégia de ensino para comunicação de emoções entre estudante de piano e ouvinte | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: