
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Castro, Ramon Fernandes Michelotto de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:11:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:11:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86146 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86146 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A composição musical carrega em si a complexidade de todo ato criativo humano e dentre as atividades musicais é a menos compreendida e estudada. O que motiva o interesse pela de prática da composição? Com base nesta questão, o objetivo da presente pesquisa foi investigar a autodeterminação para prática e ensino da composição musical. O método utilizado foi o estudo de caso, conduzido com professores compositores de uma instituição de ensino superior de Curitiba. Os resultados foram discutidos com a Teoria da autodeterminação, de Ryan e Deci, e indicaram que a motivação para compor dos professores variava entre extrínseca por regulação introjetada e identificada e motivação intrínseca. Para ensinar composição ela se apresentou como extrínseca por regulação identificada e integrada. Ambos apresentaram comportamentos autodeterminados, tanto para compor quanto para ensinar composição. Por fim, foi possível aferir que para desenvolver motivação autônoma é necessário um ambiente no qual o indivíduo se sinta autônomo, competente e inserido | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The musical composition carries within itself the complexity of every human creative act and among the musical activities is the least understood and studied. What motivates the interest for the practice of composition? Based on this question, the objective of this research is to investigate self-determination for the practice and teaching of musical composition. The method used is the case study, conducted with composing teachers from a University in Curitiba. The results indicated that the teachers' motivation to compose varied between extrinsic by introjected and identified regulation and intrinsic motivation. To teach composition presented itself as extrinsic by identified and integrated regulation. Both showed self-determined behaviors, both to compose and to teach composition. Finally, it was possible to verify that to develop autonomous motivation requires an environment in which the individual feels autonomous, competing and inserted | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autodeterminação (Educação) | - |
| Título: dc.title | Compor e ensinar a compor : a autodeterminação de dois professores-compositores de uma instituição de ensino superior em Curitiba | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: