
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gava, José Estevam | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Volpato, Matheus Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:05:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:05:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86144 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86144 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: : Prof. Dr. José Estevam Gava | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A popularização de serviços de streaming representa uma possibilidade para os usuários tomarem postura ativa na descoberta de novas obras musicais, sem a necessidade da curadoria de estações de rádio e lojas de discos (físicas ou digitais). Oferecendo uma quantidade praticamente infinita de conteúdo e uma curadoria personalizada, os streamings podem influenciar a formação dos gostos musicais dos usuários. Resta saber em que medida essa mudança se dá para diferentes tipos de ouvintes e o que a variedade disponibilizada pelos serviços representa enquanto oportunidade para expansão de seus horizontes. Esta pesquisa tem por objetivo, portanto, investigar que possibilidades há para o usuário de streaming descobrir músicas de acordo com a reação da inteligência artificial aos dados de navegação deste usuário. A partir da criação de perfis fictícios no YouTube Music e no Spotify, foram analisadas as sugestões musicais desses dois serviços, o que permite observar como ocorre a personalização de conteúdo. As indicações foram examinadas quanto aos estilos musicais e aos selos responsáveis por sua produção e distribuição. Os resultados apontam para modos de funcionamento distintos de cada uma das plataformas e corroboram com práticas da indústria cultural anteriores ao formato de streaming | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The popularization of streaming services represents a possibility for users to take an active attitude on finding new musical pieces, without the necessity of curatorship by radio stations and music stores. By offering an almost endless amount of content and a personalized curatorship, the streaming can influence the user’s musical tastes. It remains to be seen to what extent these changes interfere with different types of listeners and what the diversity available on streaming services represents as an opportunity to expand their horizons. This research aims, therefore, to investigate what possibilities there are for the streaming user to discover music based on the A.I.'s reaction to the user's browsing data. From the creation of profiles on YouTube Music and on Spotify, the musical recommendations of these two services were analyzed, which allows us to observe how content personalization occurs. The recommendations were examined regarding their musical styles and the labels responsible for their production and distribution. The results point to different modes of operation by each of the platforms and suggest that cultural industry practices that took place before the streaming are still active to these days | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia streaming (Telecomunicação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música e Internet | - |
| Título: dc.title | O uso de plataformas de streaming e a possibilidade de exploração de novos horizontes musicais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: