
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Marlon Vidal da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:02:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:02:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86141 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86141 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.ª Dr.ª Rosane Cardoso de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O tema deste trabalho é o estudo dos cantos lírico e popular nos aspectos anatomofisiológico, técnico e pedagógico. O problema que norteou o estudo foi a constatação empírica de que frequentemente professores de canto, por falta de informação ou aplicação equivocada desses aspectos, não utilizam estratégias pedagógicas adequadas para o ensino do canto. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar as práticas e opiniões de professores de canto lírico e popular sobre o processo deles de ensino da técnica vocal. No trabalho foi incluído um estudo de anatomia e fisiologia aplicada ao canto, assim como foram trazidas definições dos termos canto lírico e canto popular. Uma explanação, com foco anatômico, sobre terminologias empregadas na pedagogia vocal também foi apresentada. A metodologia consistiu de um estudo de levantamento de pequeno porte realizado por 11 professores do estado do Paraná. O instrumento de coleta dado foi um questionário online, aplicado aos participantes acerca de anatomia e fisiologia, higiene vocal, aquecimento e desaquecimento vocal, técnica vocal e pedagogia vocal. A análise dos dados corroborou com a hipótese do trabalho, mostrando que há falhas de informação na formação dos professores e falta de consenso entre eles, sejam da mesma modalidade de canto ou não | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The theme of this research is the study of both classical and popular singing in the anatomophysiological, technical and pedagogical aspects. The problem that guided our study is the fact that frequently voice teacher, by lack of information or misapplication of these aspects, do not use adequate pedagogical strategies for the teaching of singing. In that way, the objective of this research was to investigate the practices and opinions of teachers of classical and popular singing about their process of vocal technique teaching. A study of anatomy and physiology applied to singing was included in this monography, as well as definitions of the terms classical singing and popular singing. An explanation, with anatomical focus, about terminologies employed in vocal pedagogy was also displayed. The methodology consisted of a small sample survey undertaken by 11 voice teachers in the state of Paraná. The survey consisted of an online questionnaire, which collected the participants opinions about anatomy and physiology, vocal hygiene, vocal warm-up and cool-down, vocal technique, and vocal pedagogy. The data analysis corroborated with this paper hypothesis, highlighting a flaw in information in the making of voice teachers, as well as lack of consensus amongst them, even if they teach the same manner of singing or not | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canto - Instrução e estudo | - |
| Título: dc.title | As diferenças entre o canto lírico e o canto popular : anatomofisiologia, técnica e pedagogia | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: