Um estudo sobre as crenças de autoeficácia dos professores de música universitários

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música-
Autor(es): dc.creatorLotto, Letícia Benetti de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:10:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:10:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86137-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86137-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A motivação do aluno e as crenças de autoeficácia do professor são consideradas fatores cruciais no processo de aprendizagem. Sabendo disso, questiona-se: as crenças de autoeficácia do professor de música podem interferir na motivação do aluno? Trabalhos acerca das crenças de autoeficácia e educação musical têm sido sistematicamente desenvolvidos, no entanto pesquisas que relacionem a autoeficácia do professor e o efeito disso sobre a motivação dos alunos ainda demandam mais investigações. Busca-se, neste estudo, investigar as crenças de autoeficácia do professor e analisar como ele percebe sua capacidade de intervir no processo motivacional do aluno. A metodologia escolhida é o estudo de levantamento, de pequeno porte, realizado com professores de música. Os resultados foram analisados com base em Bzuneck e Bandura-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Student motivation and teacher self-efficacy beliefs are considered crucial factors in the learning process. Considering this, this study questions: Can music teacher self-efficacy beliefs interfere with student motivation? Studies on self-efficacy beliefs and music education have been systematically developed, however researches that relates teacher self-efficacy and its effect on student motivation still requires further investigation. This research seeks to investigate the teacher self-efficacy beliefs and analyze how can he perceive his own capacity in intervening in the student motivational process. The chosen methodology is a small survey study conducted with music teachers. The results will be analyzed based in Bzuneck and Bandura-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAptidão musical-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de musica-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Título: dc.titleUm estudo sobre as crenças de autoeficácia dos professores de música universitários-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.