
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Francisco Gonçalves de, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Martins, Eduardo Barth | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86118 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86118 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Francisco Gonçalves de Azevedo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este memorial tem o objetivo de descrever o processo de elaboração do arranjo para orquestra jazz da música Tempo de amor, detalhando as dificuldades e conveniências e explicando as decisões tomadas. Para tanto, foram compiladas informações basilares sobre o samba carioca e a orquestração. Essas informações foram usadas no desenvolvimento do arranjo e também na análise. O relato deste memorial inicia com os fundamentos do samba carioca e uma breve contextualização dos afro-sambas, grupo da qual a música a ser trabalhada faz parte. Seguem-se os fundamentos da orquestra e da orquestração, do ponto de vista de Samuel Adler e Sammy Nestico. Descreve-se então o processo do desenvolvimento do arranjo. Por fim, apresenta-se a partitura do arranjo de modo integral, seguida por sua análise, envolvendo harmonia, melodia, estrutura e estética. Como resultado, este trabalho reuniu informações que podem auxiliar quem pretende iniciar-se no estudo da orquestração no âmbito da música popular brasileira, visto que, como ficou evidente neste memorial, é um tema com bibliografia escassa. Tais informações envolvem sugestões a respeito do uso de softwares para estudo e a análise de livros sobre orquestração, relacionando-os com a música brasileira | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This memorial aims to describe the process of developing the arrangement for a jazz orchestra of the song Tempo de amor, detailing the difficulties and conveniences and explaining the decisions taken by the author. To do so, basic information about samba carioca and orchestration was compiled. This information is used in the development of the arrangement and is also used to analyze it. This memorial begins with the fundamentals of the samba from Rio de Janeiro and a brief contextualization of the afro-sambas, the collection the song originally belongs. Next are the fundamentals of orchestration from the point of view of Samuel Adler and Sammy Nestico. The process of developing the arrangement is then described. Finally, the score of the arrangement is presented in its entirety, followed by its analysis, regarding harmony, melody, structure and aesthetics. As a result, this work gathered information that can help those who intend to start studying orchestration in the context of Brazilian popular music, since, as it was made clear by this memorial, it is a subject with scarce bibliography. Such information involves suggestions regarding the use of softwares for study and the analysis of books on orchestration, relating them to Brazilian music | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Samba-jazz | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orquestras de jazz | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música orquestral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arranjo (Musica) | - |
| Título: dc.title | Memorial de arranjo para orquestra jazz sinfônica : Tempo de Amor, de Vinicius de Moraes e Baden Powell | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: