
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Cruz, Eduarda Pinheiro dos Santos da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:12:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:12:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86117 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86117 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Rosane Cardoso de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente texto trata da motivação de docentes para utilizar jogos educacionais musicais em suas práticas pedagógicas. A problemática se baseia na dúvida de se os professores que utilizam esses tipos de jogos se sentem motivados para isso. Para tanto, objetiva-se investigar qual a motivação de professores para a utilização deste recurso em suas aulas. Como objetivos específicos busca-se descobrir quais tipos de jogos esses professores utilizam, porque usá-los em práticas musicais e se esses professores têm um olhar crítico ao adquirir e ao usar jogos musicais. Com isso, justifica-se que ao investigar sobre a utilização de jogos musicais e com base nas respostas dos participantes da pesquisa, pode-se identificar melhores formas de utilizar ferramentas que auxiliem os docentes a lecionar em aulas de música. Como metodologia foi utilizado o estudo de levantamento, realizado por meio de um questionário. Os resultados indicaram que os jogos didáticos estão presentes nas práticas didáticas dos docentes participantes desta pesquisa, pois, segundo eles, os jogos deixam as aulas mais lúdicas e a diversão proporcionada, motiva alunos e também professores, otimizando o processo de ensino e de aprendizagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This text deals with the motivation of teachers to use musical educational games in their pedagogical practices. The problem is based on the question of whether teachers who use these types of games feel motivated to do so. Therefore, the objective is to investigate the motivation of teachers to use this resource in their classes. As specific objectives, we seek to find out what types of games these teachers use, why use them in musical practices and if these teachers have a critical eye when acquiring and using musical games. With this, it is justified that when investigating the use of musical games and based on the responses of the research participants, it is possible to identify better ways of using tools that help teachers to teach in music classes. As a methodology, the survey study was used, carried out through a questionnaire. The results indicated that didactic games are present in the didactic practices of the teachers participating in this research, because, according to them, the games make the classes more playful and the fun provided, motivates students and also teachers, optimizing the teaching and learning process | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos educativos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação | - |
| Título: dc.title | A motivação e o uso de jogos na educação musical | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: