
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Borba, Julio César Matos, 1990- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Pacheco, Dayane de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86114 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86114 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Edwin Ricardo Pitre-Vásquez | - |
| Descrição: dc.description | Co-orientador: Júlio César Matos Borba | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A música sertaneja se consolidou dentro da indústria fonográfica brasileira no início da década de 90. Nesse período as músicas com maior audiência foram Evidências, É o amor e Pense em mim, dos representantes do sertanejo moderno Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo. O interior do Brasil, entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste, deram visibilidade às duplas que passaram a tocar em grandes festas, feiras, rodeios e festivais, abrindo os olhos das grandes gravadoras que começaram a dar mais atenção ao gênero. A participação dos músicos em diversos programas televisivos, o patrocínio do agronegócio, de grandes marcas e a influência da música e moda country são alguns dos fatores que ajudam a explicar a ascensão do sertanejo dos anos 90. Nesse sentido, o trabalho em questão visa retomar a história da música sertaneja moderna como parte da música caipira e analisar as intervenções da indústria fonográfica para o reconhecimento nacional do sertanejo moderno | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Brazilian country music consolidated inside the Brazilian phonographic industry in the beginning of the 90’s. In this period, the songs with the most audience where Evidências, É o amor and Pense em mim, of the representatives of the modern Brazilian country music Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano and Leandro & Leonardo. Deep in the country of Brazil, between the regions south, southeast and midwest gave visibility to the Brazilian country duos that started to play at big parties, fairs, rodeos and festivals, opening the eyes of the big labels that started to pay more attention to the genre. The participation of musicians in several television programs, the sponsorship of agribusiness, major brands and the influence of country music are some of the factors that help explain the rise of the country's backlands in the 90’s. In this sense, the work in question aims to retake the history of modern Brazilian country music as part of redneck music and analyze the interventions of the phonographic industry for the national recognition of the modern country people | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Registros sonoros - Indústria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Indústria musical | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musica sertaneja - Brasil | - |
| Título: dc.title | As interferências da indústria fonográfica no sertanejo dos anos 90 : um estudo a partir das músicas é o amor, Evidências e Pense em Mim | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: