Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Padilha, Ana Caroline de Bassi | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Luciano Leal Nogueira | - |
Autor(es): dc.creator | Chimentão, Julio Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:29:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:29:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86106 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86106 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Ana Caroline de Bassi Padilha | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho apresenta o estudo de algumas estratégias utilizadas pelo aplicativo de ensino de línguas online, Duolingo, para motivar de forma lúdica e amigável seu usuário final. O objetivo é a análise das aplicações gráficas de UXD (design de experiência do usuário) utilizadas no aplicativo para estimular e engajar o usuário durante sua jornada de aprendizado. O trabalho se desenvolveu em duas etapas principais. Na primeira, foi feita uma análise das ferramentas de gamification dentro do aplicativo e das funcionalidades inseridas com a intenção de manter o engajamento dos usuários. Na segunda, foi feito um estudo de design de interfaces e experiência do usuário (UX/UI) para que se entendesse as escolhas estéticas e funcionais dos desenvolvedores do app. Foram reunidas imagens do aplicativo de ensino, seguidas de análises das estratégias desenvolvidas nestes cenários. Com isso, percebeu-se que o Duolingo é uma ferramenta que construiu a experiência voltada ao estímulo do usuário, com recursos que favorecem seu engajamento e dedicação à plataforma | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work presents the study of some strategies used by the online language learning application, Duolingo, to motivate its end user in a playful and friendly manner. The objective is to analyze the graphic applications of User Experience Design (UXD) used in the application to stimulate and engage the user during their learning journey. The work was developed in two main stages. In the first stage, an analysis was conducted on the gamification tools within the application and the functionalities implemented with the intention of maintaining user engagement. In the second stage, a study of interface design and user experience (UX/UI) was conducted to understand the aesthetic and functional choices made by the app developers. Images of the language learning application were gathered, followed by analyses of the strategies developed in these scenarios. As a result, it was observed that Duolingo is a tool that has built an experience focused on user stimulation, with features that promote user engagement and dedication to the platform | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Publicidade | - |
Título: dc.title | Análise da gamificação e design de usuário da plataforma Duolingo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: