
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferronato, Rafael Stefanichen, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Trautmann Junior, Ribamar de Jesus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:33:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:33:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86078 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86078 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Ms. Rafael S. Ferronato | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O tema deste trabalho surgiu a partir de uma experiência docente que desencadeou no professor uma inquietação e curiosidade no sentido de descobrir meios de motivar seu aluno de teclado que enfrentava dificuldades no processo de aprendizagem e consequentemente estava desmotivado para o estudo. Para construir esta pesquisa, apresentam-se o relato da situação e metodologias utilizadas pelo professor durante o processo de adaptação das aulas frente a pandemia da covid-19 e o retorno às aulas presenciais após a imunização e diminuição dos riscos à saúde. O objetivo geral da pesquisa é investigar os aspectos motivacionais de um aluno de teclado em período de pandemia. O referencial teórico utilizado para o trabalho foi baseado na teoria da autodeterminação e a metodologia adotada foi o estudo de caso qualitativo. Os resultados alcançados através das estratégias utilizadas pelo professor foram satisfatórios, pois demostraram a elevação do nível de motivação do discente e revelaram a importância de um posicionamento responsável e atento por parte do professor em relação ao seu aluno | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The theme of this work arose from a teaching experience that triggered in the teacher a restlessness and curiosity in order to discover ways to motivate his keyboard student who faced difficulties in the learning process and consequently was unmotivated for the study. To build this research, the report is presented of the situation and methodologies used by the teacher during the process of adapting classes in the time of the Covid-19 pandemic and the return of in-person classes after immunization and reduction of health risks. The general objective of the research is to investigate the motivational aspects of a keyboard student in a pandemic period. The theoretical framework used for the work was based on the theory of self-determination and the methodology adopted was the qualitative case study. The results achieved through the strategies used by the teacher were satisfactory, as they demonstrated the elevation of the student's motivation level and revealed the importance of a responsible and attentive positioning of the teacher in regard to his student | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Instrumentos de teclado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Motivação na educação | - |
| Título: dc.title | Motivação : um estudo de caso com um aluno de teclado, em aula individual durante a pandemia da COVID-19 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: