
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferronato, Rafael Stefanichen, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Shirley Rodrigues da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86073 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86073 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Rafael Ferronato | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho abordará um estudo sobre a motivação para a prática de orquestra jovem na perspectiva da Teoria do Fluxo. De acordo com Mihaly Czikszentmihalyi, o fluxo é o envolvimento integral da pessoa com a atividade que executa, e os componentes básicos como a motivação, a concentração e o estabelecimento de metas presentes na Teoria do Fluxo são responsáveis por fazer com que os integrantes da orquestra experimentem o sentimento de bem estar, sendo levados ao crescimento pessoal, expansão dos desafios e habilidades. O objetivo geral desta pesquisa é investigar a presença de elementos do estado de fluxo e sua ligação com a motivação na prática musical de instrumentistas de orquestra jovem. Os métodos utilizados para a coleta de dados foram o levantamento (survey) e a observação, que possibilitam o mapeamento do contexto e do objeto aqui estudado. Esperamos que os resultados deste trabalho auxiliem professores e musicistas em formação e profissionais que atuem no contexto da orquestra jovem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This work focuses on a study about the motivation to youth orchestra practice in the Flow Theory Perspective. The flow is the total involvement of the person with the activity performed. For Mihaly Czikszentmihalyi the basic components such as motivation, concentration and goal setting in Flow Theory, make the members of the orchestra able to experience the wellbeing feeling, being taken to personal growth, expansion of challenges and skills. The general objective of this research is to investigate the presence of elements of the flow state and its connection with the motivation in the orchestra instrumentalists’ musical practice. The method used for data collection was the survey and the observation, which allows the mapping of the context and the object studied here. We hope that the results of this work will help teachers and musicians in training and professionals who work in the context of the orchestra young | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Orquestras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática musical | - |
| Título: dc.title | Um estudo sobre a motivação para prática de orquestra na perspectiva da teoria do fluxo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: