
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Yampolschi, Roseane, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Moraes, Suellen Geanne de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:16:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:16:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86069 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86069 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Roseane Yampolschi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho teve por finalidade a criação da peça Matrioska, composta para três vozes e três flautas, cujo processo composicional se propôs a explorar o papel do corpo na criação musical por meio do conceito de gesto musical. Para isso, a revisão bibliográfica realizada sobre o conceito de gesto musical e sobre a mudança de paradigma em relação ao papel do corpo na experiência humana contribuiu para sustentar esta pesquisa ao mesmo tempo em que ampliou minha compreensão acerca dessas ideias, tornando possível sua utilização no contexto criativo. O corpo, compreendido aqui como agente do processo criativo e da experiência estética da música, indicou meios para que eu pudesse relacionar gestos musicais a sensações corporais. A definição de gesto musical envolveu ideias de diferentes autores que o compreendem sob diferentes perspectivas e cada um contribuiu para delinear esse conceito nesta pesquisa. Para me situar em relação ao uso do gesto no contexto da composição musical, analisei uma peça de outra compositora com o objetivo de destacar algumas maneiras de usar o gesto de acordo com a intenção pretendida pelo compositor | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This work aimed to create the piece Matrioska, composed for three voices and three flutes, whose compositional process aimed to explore the role of the body in musical creation through the concept of musical gesture. To achieve this, the literature review carried out on the concept of musical gesture and on the paradigm shift in relation to the role of the body in the human experience contributed to support this research at the same time it expanded my understanding of these ideas, making their use possible in the creative context. The body, understood here as an agent of the creative process and the aesthetic experience of music, indicated ways in which I could relate musical gestures to bodily sensations. The definition of musical gesture involved ideas from different authors who understand it from different perspectives and each contributed to outline this concept in this research. In order to situate myself in relation to the use of gesture in the context of musical composition, I analyzed a piece by another composer in order to highlight some ways of using gesture according to the composer's intention | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música corporal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Filosofia e estética | - |
| Título: dc.title | O corpo na composição musical : o processo de criação da peça Matrioska | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: