
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chueke, Zélia, 1961- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Genero, Lucas Thomasi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:28:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:28:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86066 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86066 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dra. Zélia Maria Marques Chueke | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : As Suítes francesas de J. S. Bach são obras representativas do repertório no âmbito de uma sólida formação pianística. A Sarabande da suíte em Ré menor apresenta desafios técnicointerpretativos específicos, que precisam ser solucionados durante a preparação da performance desta obra. Sendo assim, como resolver tais desafios técnicos visando a interpretação dessa Sarabande ao piano? Nisto consiste o objetivo geral deste trabalho. Os objetivos específicos são: (1) contextualizar o conceito de técnica pianística e as implicações desta na preparação da performance da peça citada; (2) especificar decisões interpretativas e os desafios técnicos emergentes durante o processo de preparação da performance; (3) selecionar os exercícios técnicos da literatura que visem à solução de cada desafio; (4) detalhar a utilização de cada exercício visando o conforto físico do pianista durante a execução. O trabalho consistirá em apresentar um panorama histórico da técnica pianística, fazer uma análise do ponto de vista do intérprete, isolando dificuldades específicas, gravar o estudo, selecionar os exercícios técnicos para resolver os desafios nesta busca, demonstrar a aplicação destes exercícios gravando-os separadamente e em seguida os aplicando às passagens isoladas, analisar o resultado no material gravado em vídeo, registrando-o em site de acesso restrito usado como referência na análise dos resultados, com indicação dos links | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The French suites of J. S. Bach are works regarding the building of a repertoire aiming to a solid pianistic background. The Sarabande from the d minor suite presents technical and interpretative specific challenges, which need to be faced during the performance preparation of that piece. Therefore, how to solve those performance challenges before going on stage? The main objective of this work is to establish solutions for these issues. The main objectives are: (1) contextualize the concept of piano technique and its consequences in that performance; (2) specify the interpretative decisions and other challenges which emerged during the process of performance preparation; (3) select exercises from the chosen methods aiming to solve each one of the emerging technical issues; (4) describe the use of each exercise emphasizing the physical comfort of the pianist during the performance. Therefore, the research work hereby presented consisted on presenting a historical overview of the piano technique, analysing the Sarabande from the performance's perspective, isolating specific challenges, recording practice sessions, selecting exercises to solve technical challenges and demonstrating the use of those exercises by recording them separately and then using them in the isolated passages and the analysis of the final outcome accessed by watching the resulting videos. All the recordings were uploaded and can be accessed by the indicated links | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bach, Johann Sebastian, 1685-1750 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música e retórica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Piano | - |
| Título: dc.title | Aspectos técnicos na construção da interpretação da Sarabande da Suíte francesa em Ré menor BWV 812 de J. S. Bach | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: