
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Gorski, Ana Carolina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86060 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86060 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Rosane Cardoso de Araújo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso trata da educação musical, especificamente o canto e sua relação com a alfabetização. Questionou-se de que maneira a ação de cantar na préescola seria facilitadora na aprendizagem de leitura e escrita, pois ainda que houvesse textos sobre a contribuição da música no desenvolvimento integral e do canto para a fala, as informações sobre os benefícios do canto na pré-alfabetização, e consequentemente na alfabetização, eram escassas, principalmente na questão fonológica e cognitiva. Pretendeu-se, portanto, investigar como os pesquisadores têm abordado as possíveis relações entre o canto na idade pré-escolar com o processo de alfabetização. Os objetivos específicos foram: verificar a relação das transferências cognitivas entre habilidades vocais e consciência fonológica, bem como destacar ações pedagógicas de cunho fonológico que relacionam o canto, a leitura e a escrita, como forma de otimizar os processos de alfabetização e aprendizagem musical no ensino regular. A coleta de dados foi feita mediante uma pesquisa bibliográfica. A conclusão do trabalho foi exposta pelas seguintes afirmações: a criança que aprende a cantar cria esquemas de contornos, bem como os tópicos sobre léxico, sintaxe e semântica que também estão presentes no processo de alfabetização de alfabetização | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present end-of-course paper deals with music education, specifically singing and its relationship with literacy. The question was asked about how singing in pre-school would facilitate the learning of reading and writing, because even though there were texts about the contribution of music to integral development and singing to speech, information about the benefits of singing in pre-literacy, and consequently in literacy, was scarce, especially on phonological and cognitive issues. Therefore, the aim was to investigate how researchers have approached the possible relations between singing in the preschool age and the literacy process. The specific objectives were: to verify the relation of cognitive transfers between vocal abilities and phonological awareness, and to highlight phonological pedagogical actions that relate singing, reading, and writing, as a way of optimizing the processes of literacy and musical learning in regular schools. The data was collected through a bibliographic research. The conclusion of the work was exposed by the following statements: the child that learns to sing creates contour schemes, as well as the topics on lexicon, syntax and semantics that are also present in the literacy process | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canto - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo - Infantojuvenil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música vocal | - |
| Título: dc.title | O canto na pré-alfabetização e na alfabetização infantil : transferências cognitivas entre habilidades vocais e consciência fonológica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: