Beleza, economia e estereótipos : um estudo comportamental do consumo de produtos de beleza em períodos de crise

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Autor(es): dc.contributorFernandes, Adriana Sbicca, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorMercial, Luana Ferreira Porto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:33:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:33:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/86042-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86042-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª. Drª. Adriana Sbicca Fernandes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A beleza é fenômeno de interesse humano e possui impacto significativo em diferentes aspectos da nossa vida, inclusive econômico. A indústria da beleza, além de gerar impactos relevantes na economia, se mostra resiliente mesmo diante de crises econômicas. A beleza, por sua vez, é atributo que afeta a participação das pessoas no mercado de trabalho, especialmente das mulheres. No entanto, a literatura econômica não apresenta um modo convencional de abordar o assunto. O trabalho procurou compreender e analisar abordagens da economia e da psicologia que podem explicar possíveis desencadeadores da mudança no comportamento dos consumidores durante crises econômicas que motivam que itens de beleza sejam priorizados em um cenário de redução de gastos, os quais podem ser considerados bens supérfluos – lipstick effect. O estudo buscou analisar teorias já existentes para o fenômeno e incorporar novas perspectivas baseadas na economia comportamental e na existência de estereótipos e padrões de beleza. A abordagem na pesquisa foi de natureza exploratória, com enfoque descritivo. Constatou-se que o lipstick effect pode decorrer de motivações pessoais, como a busca por um parceiro, elevação de bemestar pessoal e obtenção de recursos através do trabalho. Entretanto, foi possível verificar que essas motivações estão atreladas a certas características inerentes ao consumo de produtos de beleza, isto é, estereótipos e padrões de beleza. Esta associação pode explicar o motivo pelo qual o fenômeno se revela mais intensamente para mulheres, do que para homens, e pode auxiliar na compreensão do motivo das mulheres suprirem sua preocupação econômica pela beleza e não por outros meios, como a educação-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEconomia - Aspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectCosméticos-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Título: dc.titleBeleza, economia e estereótipos : um estudo comportamental do consumo de produtos de beleza em períodos de crise-
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