
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Hartmann, Ernesto | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
| Autor(es): dc.creator | Barbosa, Lucas de Paula | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86038 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86038 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ernesto Hartmann Sobrinho | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 26/06/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Fundamentando-se na ideia de fantasia e fantasia artística no pensamento de Hanslick; na ideia de 'princípio quantitativo' segundo a tradição estabelecida pela escola pitagórica no estudo da relação música/número/cosmos; na ideia de princípio qualitativo na teoria crítico/filosófica da mímesis em Aristóteles, na presente pesquisa busca-se propor parâmetros que possam contribuir para se analisar crítico-interpretativamente as possíveis relações de influência entre o contexto de pensamento mecanicista e a criação musical no classicismo. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Based on the idea of fantasy and artistic fantasy in Hanslick's thought; in the idea of a 'quantitative principle' according to the tradition established by the Pythagorean school in the study of the music/number/cosmos relationship; based on the idea of a qualitative principle in the critical/philosophical theory of mimesis in Aristotle, this research aims to suggest parameters that may contribute to a critical-interpretative analysis of the possible influence of the context of mechanistic thinking upon musical creation in classicism. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mecanicismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Classicismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Simetria (Arte) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
| Título: dc.title | Música e contexto de pensamento : uma proposta de abordagem crítico-interpretativa sobre a interação entre o mecanismo e o simétrico no classicismo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: