Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Elenilton Vieira, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Natalia Hoffelder da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:55:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:55:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/86016 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/86016 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem por objetivo investigar como a utilização das tendências teórico-metodológicas Educação Matemática Crítica e Modelagem Matemática em uma perspectiva sociocrítica podem impactar nas aulas de Matemática. A utilização dessas metodologias tem por finalidade permitir que os alunos possam analisar criticamente situações presentes em suas vidas e agir de forma direta na sociedade atual promovendo a justiça social e fazendo pleno exercício da cidadania. Almeja-se que seja alcançado o empoderamento matemático e social do aluno, isto é, que ele detenha o poder não só da linguagem matemática, mas também o poder de questionar, criar e entender problemas, julgar e argumentar sendo assim mais ativo na sociedade. No projeto, a partir do conceito de STEM, Sciences, Tecnology, Engineering and Mathematics (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) que é entendido como capacidade de analisar e ter uma visão crítica do que está presente no mundo, os alunos desenvolveram trabalhos onde analisaram matematicamente um problema oriundo de uma questão social e cultural levantada por eles. Baseando-se na Educação Matemática Crítica que busca trabalhar conteúdos matemáticos de forma reflexiva, questões sobre os temas foram levantadas para que assim os alunos pudessem desenvolver em aulas de Matemática seu senso crítico e de cidadania. Este trabalho apresenta os relatos dos encontros com as turmas, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e uma análise da experiência obtida na sala de aula ao desenvolver a Matemática de forma reflexiva e crítica | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática - Teoria e aplicações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
Título: dc.title | As dimensões sociocrítica-cultural como uma possibilidade de empoderamento matemático | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: